Ufal a seu gosto: atividades em várias áreas para “esquentar” este mês

A Ufal inicia o segundo semestre com uma programação extensa e diversificada de atividades. Tem concurso de fotografia, incentivo à publicação de livros, Ufal em Defesa da Vida, semanas de atividades acadêmicas, aula inaugural no Campus do Sertão e as primeiras formaturas no Campus Arapiraca. Confira a programação e participe!

02/08/2010 10h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02

Lenilda Luna - jornalista

São 19.845 alunos, somando os três campi e a educação a Distância; 1241 professores efetivos, 82 professores substitutos e 1530 técnicos. A comunidade universitária tem a dimensão de uma cidade, que tem como atividade principal a produção de conhecimento.  Sendo assim, nada mais natural do que iniciar o semestre envolvendo todos os segmentos em programações culturais, acadêmicas e científicas.

No interior, há muitos motivos para celebrar. Além das aulas inaugurais no Campus do Sertão, nos polos de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, para receber os novos alunos que entraram nas vagas remanescentes do Enem, teremos também a conclusão de um ciclo importante, com a colação de grau das primeiras turmas do Campus Arapiraca.

Também haverá aula inaugural para os alunos da graduação a distância e para os 750 selecionados para os cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde, modalidade a distância, no sábado, 14 de agosto, às 9 horas, no Ginásio de Esportes, no Campus A.C.Simões.

No campus Maceió, para iniciar agosto, serão realizadas semanas acadêmicas, com o objetivo de receber os alunos novos e veteranos e compartilhar conhecimentos produzidos. As “calouradas” desta semana podem ser conferidas em matéria específica publicada aqui no site.

A semana de Farmácia acontece de 16 a 20 de agosto, e comemora os 11 anos do curso. A Jornada tem como objetivo abordar a formação universitária nos seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão, além de tratar da sua correlação com o exercício profissional. Para tanto, ela congregará o I Congresso Científico Farmacêutico, o II Workshop em Educação e Ciências Farmacêuticas e o I Encontro de Extensão Farmacêutica. Programação em anexo.

A Semana de Economia acontece de 9 a 13 de agosto, no auditório da Famed, com o tema “Desenvolvimento Regional Brasileiro e Relações Econômicas Internacionais Contemporâneas”. Veja a programação em anexo. “As Tendências da Contabilidade: Pública e Privada” é o tema da Semana de Contabilidade – SeCont 2010, que será realizada de 23 a 27 de agosto. O evento é destinado aos alunos e profissionais da área de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas e de Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas.

A Pró-reitoria Estudantil está com várias atividades para estimular a participação dos estudantes em atividades artísticas, políticas e culturais. Será inaugurada a Tenda da Cultura Estudantil (situada ao lado da Biblioteca Central, no Campus Maceió), com uma série de apresentações. A programação acontecerá no período de 16 a 31 de agosto.

Também será realizado o primeiro concurso de Artigos Científicos do Programa de Incentivo à Publicação Estudantil (Pipe). Vinculado ao Programa “Ufal em Defesa da Vida”, tem por objetivo incentivar os estudantes de graduação a expressar, através de artigos científicos, suas percepções em relação aos atos de corrupção ocorridos nos processos eleitorais, como também, incentivá-los a pensar em soluções para os problemas provenientes da vida em sociedade. Esta é uma atividade construída em parceria com os estudantes  de Direito da Ufal.

E ainda tem o 1º Concurso de Fotografia (Confotufal), também ligado ao Programa permanente Ufal em Defesa da Vida. Construído em parceria com o Fórum Permanente pela Vida e Pela Paz, o concurso tem o objetivo de incentivar os estudantes de graduação a expressar, através de fotografias, ações humanas que demonstrem práticas propositivas de pacificação social, com o tema “Atitudes Sociais em Defesa da Vida e Promoção da Paz”.

No mês do folclore, o museu Théo Brandão vai conceder no dia 24 de agosto o Título de Doutor Honoris Causa ao estudioso da cultura popular nordestina, Ariano Suassuna. Além disso, acontece uma programação específica voltada às comemorações pela passagem ao Dia do Folclore (22 de agosto), com promoção de atividades durante todo mês.

E tem muito mais atividades de Extensão, Pesquisa e na Graduação para envolver toda a comunidade universitária. Basta consultar o site da Ufal, que traz todas as novidades e informações importantes para alunos, servidores e professores. Que a Ufal, este mês, esteja a seu gosto!!!