Restaurante Universitário retoma as atividades

02/08/2010 10h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 02h02

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Assim como as aulas no Campus A. C. Simões, as atividades do Restaurante Universitário, o RU, são retomadas nesta segunda-feira, 2.

Almoço

O restaurante oferta almoço, das 11h30min às 13h30min, de segunda a sexta, para 1.000 alunos selecionados pela Pró- reitoria Estudantil  (Proest) que mensalmente avalia a frequência dos comensais. Inclusive, A pró-reitoria estudantil (Proest) publicou edital para inscrição e seleção de 112 novas vagas para o Restaurante Universitário (RU). As inscrições ocorrem de 16 a 20 de agosto, das 9h às 16h30min, no Serviço Social da Proest que é localizado na sala 107 do prédio da Reitoria. Veja mais informações aqui.

DCE

Também são oferecidas 20 refeições gratuitas para os membros do Diretório Central dos Estudantes, o DCE, que as distribuem entre os diretórios e os centros acadêmicos.

Jantar aberto ao público

Para jantar no RU não é preciso ser selecionado. Qualquer pessoa pode ter acesso ao local, das 17h30min às 19h30min. Os preços vão de R$ 1,00 a no máximo R$ 3,70.

Sábado

O RU também oferta almoço nos sábados letivos. Nestes dias, o espaço é aberto ao público que na maioria são alunos e professores de pós-graduação. Quem não é selecionado pela Proest paga R$ 3,00 e quem é selecionado paga R$ 1,00.

O restaurante no recesso acadêmico

O fato de o RU ser fechado durante o recesso acadêmico não é sinônimo de falta de trabalho para os seus 28 funcionários. A nutricionista Milena de Castro Fernandes, responsável pela coordenação da equipe, explica que durante este período são realizados trabalhos que demandam mais tempo e não poderiam ser feitos com o espaço aberto ao público.

Além de conserto e manutenção de equipamentos e dos procedimentos de limpeza de caixa d’água e outros, acontece o treinamento dos funcionários, que são de uma empresa terceirizada. A nutricionista esclarece que são passadas noções de nutrição e higiene de manipuladores, além da importância do trabalho em equipe. O restaurante também tem na equipe quatro bolsistas da Proest, sendo dois em cada horário.

Dos dias 26 a 29 de julho, a equipe do restaurante, que foi dividida em duas, participou de um treinamento, assim como acontece todo ano.        No treinamento foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos estagiários de nutrição. Os estágios curriculares, que duram seis meses, são uma parceria com a Faculdade de Nutrição (Fanut).

Foi através da apresentação de trabalhos como esses que os funcionários do RU podem, hoje, aplicar conhecimentos sobre gorduras trans e participar de programas da Universidade, como a academia e assistência psicológica.

“O objetivo é capacitar os funcionários para que eles entendam que o RU não é somente um local que produz refeição. E que percebam também o porquê de fazer toda essa preparação. Entendam que o Restaurante Universitário é um laboratório para o curso de nutrição e que se tem uma legislação a ser seguida. O momento é de conscientização do que trabalho que é realizado no RU”, explica Milena Fernandes.