Restaurante Universitário investe em treinamento e oferece novas vagas

02/08/2010 10h58 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A pró-reitoria estudantil (Proest) publicou edital para inscrição e seleção de 112 novas vagas para o Restaurante Universitário. As inscrições ocorrem de 16 a 20 de agosto, das 9h às 16h30, no Serviço Social da Proest, no prédio da Reitoria. Para concorrer a uma vaga, o aluno deve estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da Ufal, além de apresentar nível de carência sócio-econômica e desenvolver outras atividades acadêmicas.

Os documentos exigidos são formulário de inscrição, que o aluno pode pegar na Proest ou através do site, comprovante de renda familiar; comprovante de matrícula em curso de graduação da Ufal; histórico analítico; também fornecido pela Ufal, exigido para alunos matriculados a partir do 2º período acadêmico; recibos de água e de energia atualizados e comprovante de atividade acadêmica, para os que possuem qualquer tipo de bolsa de graduação. No ato da inscrição, o estudante deve apresentar cópias e originais destes documentos. O resultado será divulgado a partir do dia 1º de setembro, na Proest, no RU e através do site .

Serviços do RU

O Restaurante Universitário oferta almoço, das 11h30 às 13h30, de segunda a sexta, para mil alunos previamente selecionados pela Proest, que mensalmente avalia a frequência dos comensais. Também são oferecidas 20 refeições gratuitas para os membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que as distribuem entre os diretórios e os centros acadêmicos.

Para jantar no RU não é preciso ser selecionado. Qualquer pessoa pode ter acesso ao local, das 17h30 às 19h30 e os preços vão de R$ 1,00 a no máximo R$ 3,70. O RU também oferta almoço nos sábados letivos. Nestes dias, o espaço é aberto ao público que na maioria são alunos e professores de pós-graduação. Quem não é selecionado pela Proest paga R$ 3,00 e quem é selecionado paga R$ 1,00.

O fato do Restaurante ser fechado durante o recesso acadêmico não é sinônimo de falta de trabalho para os seus 28 funcionários. A nutricionista Milena de Castro Fernandes, responsável pela coordenação da equipe, explica que durante este período são realizados trabalhos que demandam mais tempo e não poderiam ser feitos com o espaço aberto ao público.

Além de conserto e manutenção de equipamentos e dos procedimentos de limpeza de caixa d’água e outros, acontece o treinamento dos funcionários, que são de uma empresa terceirizada. A nutricionista esclarece que são passadas noções de nutrição e higiene de manipuladores, além da importância do trabalho em equipe. O restaurante também tem na equipe quatro bolsistas da Proest, sendo dois em cada horário.

Dos dias 26 a 29 de julho, a equipe participou do treinamento anual, no qual foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos estagiários do Curso de Nutrição, que duram seis meses, e fazem parte do currículo do curso. Graças a  apresentação de trabalhos,os funcionários podem, hoje, aplicar conhecimentos sobre gorduras trans e participar de programas da Universidade, como a academia e assistência psicológica.

“O objetivo é capacitar os funcionários para que eles entendam que o RU não é somente um local que produz refeição. E que percebam também o porquê de fazer toda essa preparação. Entendam que o Restaurante Universitário é um laboratório para os estudantes e que se tem uma legislação a ser seguida. O momento é de conscientização do trabalho que é realizado no RU”, explica Milena Fernandes.