Colação de grau coletiva revela histórias de superação

03/08/2010 10h46 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Alex Lessa recebe diploma em Administração após recuperação

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Familiares e amigos lotaram na quarta-feira, 28 de julho, o Auditório da Faculdade de Medicina, no Campus Maceió, para prestigiarem o momento que custou no mínimo quatro anos de estudo: a cerimônia de entrega do diploma a oitenta e cinco formandos que concluíram um curso na Universidade Federal de Alagoas.E, como em toda colação de grau, sempre há histórias de vitória e superação. Alex Lessa é um desses exemplos: “No segundo ano do curso eu contraí uma inflamação no estômago e isso me atrasou bastante, fiquei dois anos sem estudar”, relata o recém-formado em Administração, com o diploma nas mãos.

Ao contrário de Alex Lessa, que teve a data de entrega do diploma prorrogada, Ricardo Andrade, que se formou no Curso de Agronomia, precisou antecipar porque passou no Mestrado em Engenharia Agrícola na Universidade federal Rural de Pernambuco(UFRPE). “Saio da Ufal levando muito conhecimento e grandes amizades”, resume ele. Além da felicidade de estudantes, a cerimônia de colação de grau também é repleta de emoções dos parentes e amigos. “Eu me sinto muito honrado por ver a realização do sonho de meu amigo se concretizar e é claro que eu não poderia deixar de estar neste momento único para ele”, expõe Soares Gonzaga, amigo de Emanuel Mota, que se formou no curso de Música.

A Colação de Grau coletiva foi presidida pelo vice-reitor Eurico Lobo, e contou com o apoio da diretora Maria do Carmo, do Departamento de Registro e Controle Acadêmico ( DRCA). O vice-reitor conferiu grau aos formandos dos cursos de Agronomia, Administração, Arquitetura, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Contábeis, Economia, Ciências Sociais,Comunicação Social, Educação Física, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Química, Filosofia, Geografia, Letras, Medicina, Meteorologia, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Zootecnia.

“Essa colação reúne tantos cursos porque muitos alunos têm data para apresentar o diploma e assumirem cargos de concursos públicos, ou em seleções de mestrados e especializações” esclarece a diretora do DRCA, Maria do Carmo. A Colaçao de Grau Coletiva é realizada toda última quarta-feira do mês, podendo ser no Gabinete do Vice-reitor ou no Auditório da Famed (antigo Csau), dependendo do número de concluintes.