Semana Delmiro Gouveia destaca a implantação do Campus do Sertão

09/06/2010 09h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h52
Pró-reitor Eduardo Lyra destacou o compromisso da Ufal com o desenvolvimento da região sertaneja

A 13ª Semana Delmiro Gouveia destacou a importância da implantação do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. O coordenador do evento e vice-presidente da Fundação Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento, ressaltou que a presença de uma instituição de tamanha credibilidade como a Ufal significa maiores possibilidades de desenvolvimento e divulgação de conhecimento, com atividades de pesquisa e extensão que podem ser partilhadas com a comunidade.

O evento foi realizado no período de 3 a 5 de junho e reuniu vasta programação, como peças teatrais, exposições, ciclo de palestras, lançamento de livro, missa, exibição de filmes, visitas culturais e apresentações de Alcymar Monteiro, Altemar Dutra Júnior, show humorístico com Zé Lezin, entre outras.

Para o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, a instalação do Campus do Sertão em Delmiro Gouveia consolida o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, além de incentivar a troca de saberes nas diversas linguagens artísticas. O pró-reitor ressaltou a satisfação da Universidade em participar de eventos que fazem parte da dinâmica social da região.

Incentivo à cultura

A museóloga Tatiana Almeida, que proferiu a palestra Museus e Comunidade, ocorrida no Museu da Pedra, aproveitou a reunião de intelectuais e estudantes para questionar a baixa visitação aos museus da região. Ela solicitou o apoio da Universidade e de outras instituições para intensificar ações que despertem o interesse das pessoas em frequentar esse tipo de local. “É importante que a comunidade conheça o acervo dos museus locais, pois, é a partir do conhecimento da história de cada povo é que se pode buscar a preservação”, disse Tatiana.

Na tarde de sexta-feira, aconteceu a oficina de dança, com o professor Carlyle Rosemond e com as monitoras Gabriela Macedo e Wilma Andrade. Já no auditório do Banco do Brasil, aconteceu o minicurso sobre a elaboração de Projetos Culturais, com a produtora cultural Ana Rodrigues. Na abertura da noite, o Quinteto de Metais executou o Hino Nacional e, em seguida, fez uma incursão pela música nacional e internacional.

A Semana contou com o apoio do Ministério do Turismo, Chesf, Governo do Estado de Alagoas, Sebrae, Nova Agência Comunicação, Associação Comercial de Delmiro Gouveia, Fábrica da Pedra, OAB Alagoas, Fundação Joaquim Nabuco, Ufal, Rádio Delmiro e Câmara de Dirigentes Lojistas de Delmiro Gouveia.