Semana de Química enfoca a proteção ambiental

09/06/2010 09h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h52
Atividades da Semana de Química

Prossegue até esta sexta-feira, 11, no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), a programação da 7ª Semana de Química, com o tema “Os desafios da Química Verde”. A semana é composta pela Expoquímica 2010, minicursos, palestras e oficinas.

O evento, que conta com 120 participantes, entre discentes e docentes, é organizado pelos professores do Instituto e pelos alunos do centro acadêmico. Segundo a professora Valéria Malta, uma das organizadoras da semana, o intuito é integrar os alunos com outras áreas de pesquisa, com ênfase este ano na proteção ambiental.

A programação continua com os minicursos “Gerenciamento de Resíduos Químicos - Uma aplicação da Química Verde”, ministrado por Paulo César Costa, da Usina Coruripe, e “Ecologia Química: uma interação inseto-planta”, com o pesquisador do IQB, Antônio Euzébio Goulart.

Outras temas estão sendo abordados, como Adubação Orgânica: Aspectos Analíticos e Ambientais; Modelagem Molecular, com Davi Cardoso; Análise por Injeção em Fluxo - Princípios, Aplicações e Tendências, com Josué Carinhanha; e Biodiesel: Transesterificação e Esterificação, com Yariander Brito. À noite será exibido o filme “Entre os Muros da Escola”, com debate logo em seguida, e a oficina sobre sais de banho e óleos.

Expoquímica 2010

Durante essa quinta e sexta-feira, 10 e 11 de junho, cerca de 90 alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas desfrutarão da Expoquímica, que tem como objetivo apresentar ao público as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas nos laboratórios do IQB, visando despertar o interesse destes alunos para essa área. Após a visita técnica aos laboratórios de pesquisa, os alunos assistirão a um “show de Química”.

Participam do evento a Escola Ovídio Edgar de Albuquerque, no Tabuleiro; o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Poço; e a Escola Estadual Professora Maria da Salete Gusmão de Araújo, no Tabuleiro.