Revista de alunos de Jornalismo concorre ao prêmio na Intercom

01/06/2010 11h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h51

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

“Quem produz deve mostrar”, afirma o orientador do projeto de extensão da Revista Bula, Antonio Freitas. Com esse propósito, um grupo de dez alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – produziu a Revista Bula que está entre as duas melhores do Nordeste na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que será realizado de 10 a 12 de junho, na Paraíba.

A Intercom é um evento que reúne mais de cinco mil professores, pesquisadores e alunos de comunicação em todos os encontros. Para Antonio Freitas, a Revista Bula, que vai ser apresentada neste evento, serve para que os alunos percebam seu potencial e possam buscar o desenvolvimento de seus projetos.

As duas primeiras edições da Revista Bula tiveram caráter laboratorial, já que foram feitas como um trabalho avaliativo da disciplina de Jornalismo Impresso III, ministrada pelo professor Antonio Freitas, no qual os alunos têm que produzir um tipo de impresso opinativo e informativo.

Já a terceira edição foi impressa tendo seu projeto aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Assim, foi lançada na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em novembro de 2009, com um estilo contemporâneo e abordando temas ligados à cultura alagoana, tendo como diferencial uma linguagem acessível e voltada para o público jovem.

Essa terceira edição é a que está concorrendo na Etapa Regional Nordeste com a revista “New Jornalism”, da Universidade Federal da Paraíba. A revista vencedora na etapa regional segue para a disputa nacional.

Antonio Freitas espera que estes alunos levem à frente essa produção com uma cooperativa, já que em Alagoas não há uma revista jovem sobre cultura e eles estão concluindo o curso este ano, e aconselha aos demais a trilharem o mesmo caminho. “O curso de Comunicação não é feito só por professores, os alunos apresentam projetos inovadores, de boa qualidade, que precisam ser divulgados”, conclui o orientador.