Monitoramento do trânsito é apresentado em reunião sobre tecnologia

16/06/2010 08h59 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h53
Professor Willy Tiego faz a apresentação da Zuq

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Em um clima bem descontraído, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, se reuniu com integrantes das empresas incubadas ligadas à tecnologia no 1º Café Tecnológico, realizado na sexta-feira, 11 de junho, com objetivo de apresentar o que cada uma das nove incubadas está desenvolvendo.

O Café Tecnológico pretende ser um encontro no qual  as empresas apresentem sua estrutura e seus serviços. A iniciativa já existe em outras instituições e, segundo o pró-reitor, serve para que as incubadoras possam se conhecer e assim se ajudarem. “Esse espírito de integração entre as empresas é muito importante para o crescimento delas”, assegura Josealdo Tonholo.

Entre um lanchinho e outro, o professor Willy Tiago, do Instituto de Computação (IC), apresentou para os participantes a empresa de transporte inteligente, Zuq, da qual participa. De acordo com ele, a empresa ainda está em fase de instalação no IC, mas as pesquisas dos alunos e mestrandos de computação continuam.

Para transformar o transporte público e solucionar um dos principais problemas de trânsito, os engarrafamentos, a Zuq pretende colocar em prática o Projeto de Tecnologia Assistida, que através da monitoração da cidade pretende alertar o motorista sobre o percurso que ele deve seguir, utilizando SMS ou telefone celular.

Além do monitoramento, a Zuq espera montar uma rede de contato, chamada de comunidade tecnológica, em que os usuários possam ser ouvidos. No projeto da empresa estão envolvidos passageiros, motoristas, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as empresas de transporte.