MEC anuncia realização de concurso para 187 vagas no HU

02/06/2010 09h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h51

Tâmara Albuquerque - jornalista

O Ministério da Educação autorizou a Universidade Federal de Alagoas a abrir concurso público para contratação temporária de 187 novos funcionários  destinados ao Hospital Universitário. A informação é de representantes do MEC e foi repassada ao diretor-geral do hospital, Paulo Teixeira, e à reitora Ana Dayse Dorea, numa reunião realizada em Brasília no final do mês passado.

Segundo o diretor-administrativo do HU, Duílio Marsiglia, as 187 vagas autorizadas serão distribuídas entre os cargos de auxiliar e técnico de Enfermagem (86 vagas), enfermeiro (26 vagas) e técnicos administrativos (50 vagas); além de 15 vagas para médicos. O concurso abrirá oportunidades para médicos nas seguintes especialidades: anestesiologia, obstetra, oncologista clínico, neonatologista, urologista, radiologista, infectologista e cirurgião (neurocirugia, cabeça-pescoço, cirurgia geral, oncologia).

“Essas contratações vão dar um alívio significativo ao Hospital Universitário, especialmente na área de enfermagem onde nossa carência é enorme” enfatiza Marsiglia. Ele esclarece, no entanto, que a Ufal aguarda a publicação da portaria do MEC sobre a contratação para discutir a organização do concurso a começar pela definição da instituição organizadora, que pode ser a Copeve.

A contratação dos 187 profissionais aprovados na seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. A expectativa do diretor é de que nesse período o governo federal realize concurso público para recompor o quadro dos servidores efetivos. A carência de profissionais é uma realidade no conjunto dos 46 hospitais universitários do ministério no país e contribui efetivamente para agravar a crise financeira que compromete o custeio e manutenção dessas instituições. Segundo diagnóstico realizado no ano passado pelo MEC, os HUs contabilizam 1.124 leitos desativados devido à falta de pessoal; uma situação que tende a se agravar com a perspectiva de aposentadoria de um número significativo de servidores.