Junho é mês de festa, de Copa e de muitas atividades acadêmicas nos Campi

Quem pensa que este mês será “parado” na Ufal por conta das festas juninas e da Copa, engana-se. O mês de junho está repleto de atividades acadêmicas e culturais que vão mobilizar alunos e professores nos três Campi. Além disso, prazos importantes do calendário acadêmico devem ser observados neste período, como transferências, reopções e finalização das notas do semestre. Confira tudo e fique atento!

01/06/2010 11h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h51
Atividades acadêmicas vão continuar entre festas juninas e Copa do Mundo

Atividades acadêmicas vão continuar entre festas juninas e Copa do Mundo

Julianne Leão – estudante de Jornalismo, e Lenilda Luna - jornalista

 

De acordo com o calendário acadêmico, vai até 18 de junho o prazo para requerer matrícula em disciplina isolada, reopção de curso, reabertura de matrícula, rematrícula no curso, mudança de turno, reintegração de curso, prorrogação de prazo de integralização de curso (anual e semestral), permuta de polo (Campus Arapiraca) e entrega da documentação do processo de transferência no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), localizado no prédio da Reitoria. Os alunos têm até o dia 18 para realizarem essas atividades.

 

Dos dias 14 a 19 de junho, será dado o início à inserção, pelos Colegiados de Curso, da oferta acadêmica 2010.2. No dia 21 tem início o período para realização das reavaliações (regime semestral).

 

Finalizando o semestre, o dia 25 será o último dia para digitação da 2ª nota (regimes anual e semestral), e os estudantes entrarão em recesso escolar (regime anual). As provas finais serão realizadas do dia 28 de junho a 3 de julho. Nos dias 5 e 6 de julho, será a confirmação de matrícula para os "feras" de segunda entrada.

 

Os feriados acontecerão nos dias 3 (Corpus Christi); 24 (São João) e 29 de junho (Floriano Peixoto).

 

Atividades Acadêmicas

 

O mês já começou com a realização da Semana de Pedagogia, com vários debates e conferências. A temática escolhida foi “Cultura(s), Identidade(s) e Formação de Professores”, com o objetivo de discutir questões relativas à diversidade cultural e a construção de identidades na educação, pondo em evidência questões que permeiam a formação de professores nos âmbitos curriculares, filosóficos, políticos e didáticos.

 

Na segunda semana do mês, de 7 a 11, o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Letras, realiza a III Semana de Letras, com o tema "Navegando nos campos do saber com a hibridez da linguagem". O evento é organizado também pela Faculdade de Letras (Fale), com o apoio do Centro Acadêmico.

 

Na mesma semana, de 7 a 9, está sendo realizada a Semana de Química. São várias palestras com empresas da área, minicursos e visitas técnicas ao Sistema Pratagy e às fábricas da região. Também está sendo realizado o show de Química, além de palestras com pesquisadores da Ufal.

 

Nos dias 11 e 12 de junho, o PET de Psicologia vai realizar a I Jornada de Psicologia e Políticas Públicas, com o objetivo de promover discussões sobre as políticas públicas desenvolvidas no Estado para identificar o lugar da Psicologia nesse contexto. A atividade será realizada no Teatro do Espaço Cultural Linda Mascarenhas. no Farol.

No auditório do antigo Csau, no Campus Maceió, o Programa Conexões de Saberes promove um encontro com seus bolsistas, nos dias 10 e 11, nos dois horários.O evento tem a coordenação da pró-reitoria de Extensão. 

A Pró-reitoria estudantil programa ainda para esse mês o I Encontro dos Bolsistas, reunindo cerca de 700 estudantes para debates e ampliação dos conhecimentos sobre a assistência estudantil. Também promove alegria no campus com muita música, forró e debates na tenda cultural.

Alguns eventos externos deste período contam com o apoio e participação da Ufal. Entre eles está o VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, a ser realizado entre os dias 3 e 5 de junho, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, numa realização da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), e contará com a participação de professores e alunos de Direito da Ufal.

 

No Campus Arapiraca, as atividades acadêmicas prosseguem nesse fim de semestre.De 8 a 10 será realizado o Simpósio Alagoano sobre Ecossistemas do Semiárido:desafio para uma sustentabilidade socioeconômica, no Teatro Sesi de Arapiraca, durante toda as manhãs. Na programação,debates,palestras e apresentação de artigos científicos.

 

No Campus do Sertão, a equipe acadêmica e assesores da administração, sob a coordenação da diretora do campus, Ediméia Nunes, finaliza o PDU do campus, após oficinas,debates e relatórios.O encerramento, com a presença da reitora Ana Dayse Dorea e toda equipe de gestão, está prevista para o dia 17 de junho. 

 

De 9 a 11 de junho, a Rede Metrológica de Alagoas realizará o V Encontro de Qualidade e Metrologia de Alagoas (V Enquamet), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizada no bairro do Farol, com o tema central “Eficiência Energética e Biocombustíveis: Inovação e Sustentabilidade para a Indústria e MPEs”. A programação contempla palestras (proferidas por técnicos do Inmetro, da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável e da RGO Consultoria), uma oficina sobre Propriedade Intelectual (ministrada por representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal), apresentação de trabalhos técnico-científicos e uma esquete teatral abordando o tema Eficiência Energética versus Aquecimento Global.

Este mês, também estão abertas as inscrições de trabalho e participação no do V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, promovido pelo Centro de Educação (Cedu). O V Epeal discutirá a temática "Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responsabilidade Social", e acontecerá entre 31 de agosto e 3 de setembro.

Atividades culturais

 

Ainda nesse mês de junho, o Junho Festas Populares vai trazer o I Encontro Junino da Ufal, uma realização conjunta da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria Estudantil (Proest), cuja programação inclui debate e música. O projeto Celebrando retoma as atividades, dessa vez homenageando o mestre Ranilson França, com uma palestra do jornalista Ênio Lins e a exibição do filme O Santo guerreiro do povo, do cineasta Pedro da Rocha.

O cinema tem espaço garantido na Agenda Cultura Proex/Ascom. Cinco projetos integram um circuito de atividades relacionadas à sétima arte. Relucine, Intacta Retina, Toda Terça Almodóvar, Cine Artpopular, Ufal no Cine Sesi e o Cine Olho Vivo são destaques da programação com a exibição de filmes e debates sobre produções cinematográficas.

Olho na agenda, monte sua programação e não fique de fora. Para saber todos os detalhes, com dias, horários e duração, basta acessar o Portal da Extensão ou adquirir gratuitamente a Agenda Cultura Proex/Ascom em vários pontos da Universidade.

Aniversários de cursos

Também teremos festas de aniversário, animando mais ainda os próximos meses. No dia 14 junho, o curso de Engenharia de Agrimensura comemora a fundação. No mês de julho, os cursos aniversariantes são Pedagogia, no dia 12; Engenharia Ambiental, 27; e Licenciatura em Dança, dia 31. A Universidade Federal de Alagoas parabeniza os cursos por mais um aniversário de criação!