Campus Arapiraca comemora a colação de grau dos primeiros formandos

14/06/2010 09h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h53
Colação de grau de José de Albuquerque, 1º aluno do Campus Arapiraca a se formar

Roberta Batista- estudante de jornalismo

Inaugurado em setembro de 2006, o Campus Arapiraca começa a conceder o título de graduação aos primeiros formandos. Três alunos precisaram antecipar a solenidade por bons motivos: aprovação em concursos públicos.  José Antônio de Albuquerque se formou em abril deste ano. Aluno do Polo Palmeira, José colou grau em Serviço Social e, mesmo com as dificuldades de ser deficiente visual, foi o primeiro formando do Campus, por ter sido aprovado no concurso público que prestou para a prefeitura de Aracaju - SE para o cargo de assistente social.

Recentemente, as alunas de Ciências Biológicas, Dayane Monique Rodrigues Lima e Heloise Rouse Nunes Oliveira colaram grau. As duas alunas foram aprovadas no concurso da Prefeitura Municipal de Arapiraca, para o cargo de professora de Ciências. A solenidade aconteceu no dia 4 de junho, no gabinete do vice-reitor. Também colaram grau, José Carlos Pereira de Oliveira, em Letras, e Fabrícia Omena Rocha, em Matemática, ambos provenientes do Campus Maceió.

Participaram da colação o reitor em exercício Eurico Lôbo; a diretora acadêmica do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti; o coordenador do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura/Arapiraca, Tiago de Andrade; e a professora Severina de Moura.

José Carlos afirmou estar realizado por ser o único de 11 irmãos a concluir um curso superior. “O curso de Letras me garantiu novas oportunidades, permitiu, principalmente, que eu amadurecesse como professor”, disse o recém-formado que é natural de Marambaia, em Minas Gerais, e que está de retorno marcado para sua cidade natal.

Os formandos de Arapiraca

A diretora do Campus Arapiraca relembrou o primeiro encontro com as turmas iniciantes, quando era coordenadora do curso de Ciências Biológicas. “A primeira etapa foi o vestibular, agora você estão concluindo outra e espero que continuem conquistando ainda mais”, disse Eliane Cavalcanti.

O vice- reitor Eurico Lôbo ressaltou a conquista dos alunos do interior: ““Vocês sempre serão citados por serem os primeiros formandos do campus de Arapiraca. Mostram para a sociedade arapiraquense que a Universidade existe e que está preocupada com a formação dos cidadãos e que vocês fazem parte desse desafio extraordinário que é a expansão da Ufal. Ainda vivemos uma realidade em que diploma é privilégio, e vocês conquistaram isso” disse o vice-reitor.

“É satisfatório ver que nossos ex- alunos estão assumindo papel social como docentes, principalmente na sociedade de Arapiraca. É um importante retorno social”, disse a professora Severina de Moura. Os concluintes agradeceram pelo aprendizado obtido na Ufal e ressaltaram a excelência dos professores do Campus Arapiraca, que em sua maioria são doutores.

Sobre as biólogas

Heloise Oliveira, 22 anos, segue os primeiros passos da mãe, Heloísa Nunes, que leciona português no município de Arapiraca. “É uma vitória também para nós pais, um sonho realizado a caçula ser aluna da Ufal, e emoção maior ainda por ser da primeira turma”. Sobre o futuro, Heloíse, que é casada e tem um filho de pouco mais de um ano, resumiu o desejo: “Se Deus quiser, um dia, vou estar lá no Campus Arapiraca ensinando”, disse a bióloga.

A recém formada ressalta ainda a importância da interiorização. “O Campus é um referencial para Arapiraca, significa oportunidade para os que não podem vir para a capital, significa ainda mais, conquistar o nível superior. Tenho consciência de que não começou com tudo por ser o início de uma Universidade numa cidade nova, mas considero a estrutura boa, incluindo laboratórios e biblioteca”.

Dayane Monique, 22 anos, também repete os passos iniciais da mãe, Lucimar Rodrigues Lima, professora do município de Arapiraca. A bióloga, enquanto estudante, recebeu duas bolsas: a de monitoria de botânica sistemática e a de alimentação. “Essas bolsas  possibilitaram continuar meus estudos e  ajudaram na minha permanência até o fim do curso”, disse Dayane.

A mãe dela também comemora. “Quando estavam construindo a Ufal eu sempre que passava por lá dizia que no próximo ano minha filha estaria no campus. Hoje eu digo minha filha vai trabalhar, vai dar aula lá” disse Lucimar Rodrigues.  “Eu sonhava ainda mais com ela na Ufal em Arapiraca, porque desde cedo pensava como seria difícil se ela tivesse quer ir para Maceió. Essa era a minha maior preocupação, as dificuldades que ela e a família passariam”, complementa a mãe de Dayane.

Formaturas

Dos 16 cursos que compõem o Campus Arapiraca, 11 ficam na sede, um no Polo Viçosa, dois no Polo Palmeira dos Índios e dois no Polo Penedo, todos iniciados em 2006. Sete cursos formarão suas primeiras turmas em agosto deste ano. São eles: Educação Física- Licenciatura, Administração, Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas- Licenciatura e Serviço Social.