Alunos e docente representam a Ufal no Programa Top China


15/06/2010 11h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h56

O que parecia um sonho se tornou em realidade para Allana da Silva, Lucas Farias, Pedro Duarte, Selene Morales e Lindemberg Medeiros. Os quatro alunos e o professor Lindemberg foram aprovados na seleção do Programa Top China e passarão duas semanas participando de um curso sobre meio ambiente e urbanismo sob a perspectiva da sustentabilidade, nas Universidades de Pequim e Xangai Jiaotong.

Na Ufal, os cursos que puderam apresentar candidatos foram Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia e Economia. Além do domínio do idioma inglês, a Assessoria de Cooperação Internacional usou como pré-requisitos na seleção o desenvolvimento de atividades acadêmicas, análise do currículo, coeficiente de aproveitamento, não reprovação em disciplinas, dentre outros. 10 alunos concorreram às quatro vagas ofertadas, enquanto apenas um docente se inscreveu para a seleção.

O intercâmbio será realizado de 8 a 28 de julho e contará ao todo com 80 alunos e 20 professores. De acordo com a programação, alunos e docentes brasileiros participarão no dia 7 de julho, em São Paulo, do Seminário “Conhecendo a China”, através do Instituto Confúcio; e no dia 8 de julho, um grande evento de celebração será realizado no embarque para a China. Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.

Alunos selecionados

O estudante do 5º período do curso de Direito, Pedro Duarte, soube das inscrições para o programa através do portal da Ufal e, apesar de já desenvolver ações no núcleo de Direito Ambiental, sob a coordenação do profº Andreas Krell, ficou surpreso com a seleção. “Pretendo seguir carreira acadêmica, mas também não descarto nenhuma oportunidade para desempenhar a minha profissão. A partir do segundo semestre integrarei o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”, explica.

Já Allana da Silva, do 7º período do curso de Direito, está radiante por ter sido selecionada, pois já está envolvida em atividades na área ambiental. Allana é pela segunda vez aluna pesquisadora do Pibic, integrando atualmente o projeto sobre “Efetividade das Áreas de Proteção Ambiental em Alagoas”, orientado pelo profº Andréas Krell. “Quando voltar da China, pretendo aplicar o conhecimento adquirido em algum projeto de pesquisa”, declara.

De acordo com Selene Morales, do curso de Arquitetura e Urbanismo, as expectativas para a viagem e o curso são as melhores possíveis, porque o tema é muito pertinente ao campo da profissão que vai abraçar e as cidades onde estarão são muito ricas arquitetonicamente. Atualmente centrada no Trabalho Final de Graduação (TFG), que tem como tema “Mobilidade Urbana em Sítios Históricos”, Selene Morales está no 9º período do curso, mas já foi aprovada como arquiteta em um concurso do Ministério da Cultura, realizado em Brasília, e aguarda convocação. “Ao voltar da China vou dar início ao meu plano para um futuro Mestrado na Universidade de Brasília (UnB), onde possivelmente me estabelecerei”, destaca a estudante que em 2008 também foi uma das selecionadas para o Programa de intercâmbio em Portugal (Santander), onde estudou durante seis meses na Universidade Técnica de Lisboa.

Lucas Farias, aluno do 3º período de Engenharia Química, é o mais novo da turma, mas isso não o desanima; ao contrário, anima-o por ter mais tempo para colocar em prática na universidade tudo que aprender nos quinze dias intensos de troca de conhecimento e vivência. “Fiquei muito nervoso no dia da entrevista, porque tinha prova de cálculo logo depois, por isso até achei que não fosse ser aprovado. Meus amigos ficaram mais confiantes do que eu e antes mesmo de sair o resultado já ficavam me fazendo ‘encomendas’ de eletrônicos”, comenta. Mas agora que sabe que foi um dos quatro privilegiados, quer aproveitar ao máximo o curso sobre meio ambiente e sustentabilidade e espera conseguir visitar a Expo Xangai que tem como tema esse “better city, better life”. “A Expo Xangai é maravilhosa e acredito que será muito proveitoso visitá-la”, ressalta Lucas, que pretende se envolver com iniciação científica assim que voltar à Ufal.

Docente selecionado

Este ano, o Programa Top China destinou vagas para docentes, o que sem dúvida trará ainda mais benefícios para as universidades que integram o Programa, afinal a oportunidade de estar em outro país, tendo contato com sua cultura e conhecimento científico alcança outra categoria de fundamental importância acadêmica.

Lindenberg Medeiros relatou que três coisas podem ter influenciado em sua escolha para o programa: “sou professor do curso de Geografia e de Mestrado em Arquitetura, cursos de grande aproximação com a temática do programa este ano”. Além disso, o professor fez pós-graduação nas Universidades de Cambridge e Manchester, o que lhe proporcionou uma boa fluência em Inglês.

Segundo o professor, apesar de existirem mais de mil empresas brasileiras espalhadas pelo planeta, as relações acadêmicas entre as universidades brasileiras não estão no mesmo patamar. “Conforme Milton Santos, teórico da Geografia, há uma tendência mundial ao estreitamento das relações entre os países. Essa aproximação, que já acontecia entre as universidades há dois séculos nos países mais desenvolvidos, está apenas começando aqui no Brasil”, relatou.

“Quem tem um trânsito internacional, agrega valor pessoal e profissional em sua vida. Quantos mais alunos jovens são colocados neste mundo de intercâmbio, mais os prepararemos para lidar com essa realidade e os tornaremos profissionais com uma experiência que não tem preço”, explica Lindemberg, que parabeniza os estudantes selecionados por terem passado por uma seleção rígida e, por isso, já carregarem um mérito próprio.

Sobre o Programa

O Programa Top China Santander Universidades integra a política de internacionalização e de valorização do ensino de graduação na Universidade Federal de Alagoas. O Programa foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior. O objetivo é possibilitar a concessão de bolsas de estudo a alunos de graduação, regularmente matriculados e, de professores da Ufal, em efetivo exercício de suas atividades na IES, para participarem de curso em inglês sobre meio-ambiente e urbanismo sob a perspectiva da sustentabilidade nas cidades de Xangai e Pequim.