Recepção aos feras é marcada pela alegria e exemplo de superação

24/02/2010 10h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30
Aluno do Conexões de Saberes comemora o 3º lugar em Enfermagem

Jhonathan Pino - jornalista

Com o tema “Alagoas, terra da liberdade, terra de guerreiros vitoriosos”, a recepção aos feras foi marcada pela felicidade dos jovens em seu primeiro dia na Ufal, revelando a superação após vários obstáculos. A reitora Ana Dayse Dorea abriu a cerimônia, que aconteceu na segunda-feira, 22, ressaltando a a competência dos estudantes que passaram pelo processo de seleção. “O mérito de estar aqui é de vocês, que entraram nessa grande universidade após uma concorrência que contou com mais de 24 mil estudantes”, ressaltou.

Ela também destacou o crescimento da Ufal. “Essa universidade oferece hoje 69 cursos, sendo oito novos cursos no Campus Sertão e 16 no Campus Arapiraca. Temos também 26 cursos de mestrado e doutorado para o desenvolvimento das pesquisas aqui realizadas. Trata-se de uma universidade com cerca de 20 mil alunos, que luta e trabalha para mantê-los com todas as condições possíveis”, acrescentou.

Feras orgulhosos

As histórias de superação resumidas nas declarações da reitora estavam estampadas nos sorrisos de Paulo César Oliveira e de sua mãe. Hemofílico e portador de deficiência física, Paulo ficou quase dez anos sem estudar por falta de acessibilidade e voltou apenas no ano passado, quando entrou no Pré-vestibular Comunitário, cursinho oferecido gratuitamente pela Ufal, para diversos bairros de Maceió, através do Programa Conexões de Saberes. Moradores do Clima Bom, Paulo e sua mãe faziam quase uma hora de caminhada para chegar ao cursinho mais próximo, localizado no Conjunto Osman Loureiro.

O problema só foi superado após vencer mais uma batalha. “Tive que ir à SMTT e reivindicar ônibus com elevadores para que eu pudesse estudar, e agora que entrei na Ufal estou batalhando mais uma vez, mandando ofícios para a empresa São Francisco, para que disponibilizem ônibus adequados para a linha 'Ufal/Ponta Verde', o único que passa no bairro onde moro”, explicou Paulo César.

Já Jeovane José teve que atravessar o oceano atlântico para fazer Ciências da Computação na Ufal. Estudante da Guiné-Bissau, com apenas 19 anos, ele diz que ainda está se adaptando ao novo país, mas foi muito bem recebido tanto pelos seus conterrâneos que aqui estudam, como pelos demais colegas. “Vim através de um convênio que existe entre a Guiné-Bissau e o Brasil. Também tive que passar por uma seleção”, destacou ele.

Entre tantas histórias existem aquelas que revelam o amor pelo campus, como a de Eliel Gomes. Após ter cursado Física ele fez de novo o vestibular para Química e passou na primeira colocação. “Como eu já paguei metade do curso de Química, resolvi terminar as 21 disciplinas que faltam. Também pretendo fazer mestrado aqui”, esclareceu Eliel.

Recepção teve até ciranda

O evento contou com uma palestra do pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, que falou sobre os novos desafios da universidade. Depois da palestra, para descontrair, a professora Isabelle Rocha, do curso de Dança, convocou a todos para fazer uma ciranda. A roda, com os "feras" ocupou praticamente todo o espaço do ginásio. Em seguida, alunos do curso de Teatro encenaram uma comédia, em que procuravam familiarizar os "feras" ao mundo acadêmico.

Antes da já tradicional entrega dos certificados aos primeiros colocados de cada curso e das três áreas, o professor Josealdo Tonholo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, informou que a Universidade premiará os primeiros colocados de cada área (Exatas, Humanas e Saúde) com uma Bolsa de Iniciação Acadêmica (Bia) no valor de R$ 300 por mês, durante o primeiro ano letivo. "Também serão premiados os três primeiros colocados cotistas no Campus Maceió, totalizando seis bolsas. Esses alunos serão acompanhados de perto por um professor da sua área que estimulará o seu envolvimento em atividades de pesquisa", explicou Tonholo.

Além da reitora e do vice-reitor Eurico Lôbo, também estiveram presentes à recepção, pró-reitores, diretores acadêmicos, representantes sindicais e de organizações estudantis, como a Universidade Renovada e a União Nacional dos Estudantes.

O Guia do Estudante 2010, editado pela Pró-reitoria de Graduação, foi distribuído durante a festa e ainda podem ser pegos na Prograd e Ascom, no prédio da Reitoria, ou nas coordenações dos cursos e unidades acadêmicas.

A recepção aos feras continua nas unidades acadêmicas. Confira!