Polo Viçosa só recebe novos alunos no segundo semestre

22/02/2010 10h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30
I Cavalgada Ecológica realizada pelo curso de Medicina Veterinária

Enquanto as unidades acadêmicas realizam durante toda esta semana a recepção aos feras, o curso de Medicina Veterinária do Polo Viçosa dá continuidade às atividades normais. É que a entrada dos novos alunos só vai acontecer em agosto.

O curso de Medicina Veterinária está instalado na Fazenda São Luis, a 4 km de Viçosa, onde anteriormente funcionaram os cursos de Zootecnia e Agronomia do Campus Maceió. A oferta anual é de 40 vagas e a formação profissional tem duração mínima de cinco anos e máxima de dez.

Conforme projeto acadêmico do curso, o profissional a ser preparado pela Ufal deverá possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, estando apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades. Atualmente o curso é coordenado pelo professor Hélio Martins.

O médico veterinário tem como campos específicos de atuação: saúde animal e clínica veterinária, mas deverá entender de saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal bem como de zootecnia.

Desempenhando atividades que envolvem a comunidade local, o curso de Medicina Veterinária da Ufal implantou ações para levar ao conhecimento da comunidade não só a existência e importância da Ufal no interior, como também qual o real papel do profissional médico veterinário na sociedade.

Durante um ano, através do projeto “Rádio Comunitária”, foi transmitido um programa na  Rádio Princesa das Matas, de Viçosa, abordando os aspectos da profissão do médico veterinário. Produzido por uma equipe do pólo, o programa, com 15 minutos de duração, era exibido diariamente às 7h30 e às 20h.

O curso começou a funcionar em 2006, com a interiorização da Ufal. A área de infra-estrutura também está sendo organizada, com a aquisição de alguns laboratórios. Mas para a dinamização de projetos implantados, já foram firmadas parcerias com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Agricultura

Envolvimento com a comunidade local

O curso realiza várias atividades de extensão e pesquisa que atendem a demanda da comunidade local. Os eventos promovidos pelo Polo Viçosa contam com ampla participação dos moradores e autoridades dos municípios próximos.

Um exemplo, foi a I Cavalgada Ecológica, realizada em 15 de novembro do ano passado. O evento visou uma maior integração da comunidade acadêmica com a comunidade local e a Prefeitura Municipal. Estiveram presentes diversos segmentos da sociedade, como discentes, docentes, moradores de Viçosa e cidades vizinhas.

As atividades tiveram início em um grande café da manhã colonial na Fazenda São Luiz e o trajeto incluiu o centro da cidade de Viçosa, com destino ao Morro de Dois Irmãos, ponto de referência Municipal, pois registros históricos afirmam que foi neste local que morreu de Zumbi dos Palmares. A chegada foi no Hotel Fazenda Marambaia, onde foi servida deliciosa feijoada, executadas gincanas e sorteios de brindes entre os participantes, tudo animado por forró Pé de Serra, presente ao longo de todo o trajeto.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, dos quais cerca de 120 eram cavaleiros e amazonas. O viés ecológico foi destacado pelo plantio de diversas mudas de Ipê Amarelo, árvore símbolo nacional, na fazenda São Luiz, além de distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica entre os participantes. O caráter social também foi contemplado, quando foram distribuídos mais de 120 quilos de alimentos entre 22 famílias do assentamento quilombola Gurgumba, no perímetro rural do Município.

“O sucesso do evento só foi possível graças aos esforços da Comunidade Acadêmica em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e apoio diversos outros patrocinadores, ficando a promessa para a execução do evento anualmente”, afirma o professor  Diogo Ribeiro Câmara, professor Assistente do Curso de Medicina Veterinária.

Confira em anexo mais fotos da Cavalgada.