Projeto Rondon leva assistência a 20 municípios de Alagoas

Estudantes de outras regiões do Brasil aprendem e ensinam

02/02/2010 10h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27
Estudantes participantes do Projeto Rondon

Patrícia Bastos – repórter da Gazeta de Alagoas

Depois de duas semanas dormindo em colchonetes e convivendo de perto com os problemas do Sertão, 320 universitários das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul retornam para as suas cidades após trabalharem como voluntários em 20 municípios de Alagoas, através do Projeto Rondon. Em vez de descansar ou se dedicar a atividades de lazer, esses jovens escolheram passar parte das férias levando um pouco de seus conhecimentos acadêmicos para comunidades carentes.

"É muito gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida de algumas pessoas. A gente chega aqui para trazer uma formação para essas pessoas, mas somos nós que saímos capacitados. É um acréscimo não só na formação acadêmica, mas também para as nossas vidas", afirma Jorge Luiz Tavares de Oliveira, acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais, que passou as duas últimas semanas no município de Senador Rui Palmeira.

O entusiasmo dele é compartilhado pêlos outros estudantes da UFJF e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que faziam parte de dois grupos com seis alunos e dois professores cada. Por meio do trabalho voluntário, esses estudantes estão "pagando" pelo ensino que recebem nas instituições públicas que são mantidas através do pagamento de impostos pela sociedade.

Para o estudante do curso de Turismo da Ufal, Marcos Feliph Alves de Almeida, apesar da intenção de ajudar a comunidade com os conhecimentos adquiridos nas bancas da universidade, o crescimento acadêmico é um beneficio bem maior que a falta de conforto enfrentada durante duas semanas no município sertanejo. "É quase um sacrifício, mas compensa muito. Não estou aqui apenas por uma questão de altruísmo, porque ao mesmo tempo em que doo uma parte do meu conhecimento, recebo de volta uma experiência profissional que seria difícil de ter numa outra forma", justificou.

O Projeto Rondon tem como objetivo aproximar os estudantes universitários da realidade comunidades meio da participação voluntária dos jovens, o projeto visa a busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável e melhoria do bem-estar da população assistida. É coordenado pelo Ministério da Defesa, que é responsável pela escolha dos municípios assistidos, com a aprovação das respectivas prefeituras.

Com a publicação dos editais, as universidades enviam projetos e os professores visitam a cidade onde o grupo irá atuar. Para os estudantes, o único beneficio são os certificados de participação no currículo universitário.

O Exército Brasileiro faz o transporte dos grupos até as comunidades e a prefeitura fica responsável pelo alojamento e alimentação dos estudantes envolvidos no projeto. Os 320 acadêmicos voluntários do Projeto Rondon chegaram a Alagoas no dia 16 de janeiro e deverão retornar aos seus Estados neste fim de semana.

Os estudantes vieram de 32 instituições de ensino superior e estão desenvolvendo atividades na área de saúde, educação, agropecuária, gestão de negócios, serviço social e cultura em mais 19 municípios, além de Senador Rui Palmeira.