Seminário em Serviço Social comemora aniversário de Mestrado


13/11/2009 10h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h49

Diana Monteiro - jornalista

 

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas realiza a partir dessa segunda-feira 16 até a quarta-feira, 18 de novembro, no Campus Maceió, o seminário “Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais”, em comemoração aos cinco anos do Mestrado, que oferta as linhas de pesquisa Questão Social, Serviço Social e Direitos Sociais e Trabalho, Política e Sociedade.

 

A palestra de abertura será no auditório do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (NPM), o “Severinão”, a partir das 14h, com a professora Berenice Rojas Couto, da PUC do Rio Grande do Sul. 

 

O Programa de Mestrado é credenciado pela Capes desde 2006 e tem entre os objetivos consolidar a produção do conhecimento em Serviço Social na Ufal, no Estado de Alagoas, ampliando-se para a sociedade brasileira; e fortalecer a inserção dos pesquisadores no debate contemporâneo do Serviço Social brasileiro. Ainda, objetiva potencializar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de atuação do Serviço Social no Estado, prover também a qualificação profissional ampliando e fortalecendo sua atuação nas atividades de ensino e de pesquisa locais.

 

Durante o seminário, que terá atividades também nos auditórios do Hospital Universitário e do Instituto de Física, serão debatidos diversos temas relativos aos estudos e pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, através de palestras, mesas-redondas, colóquios - ministrados por professores doutores, sessões de comunicação com os profissionais mestres egressos do Programa.

 

“O Programa reafirma publicamente seus compromissos com a sociedade brasileira, e particularmente alagoana, no sentido de produzir e divulgar conhecimentos científicos, capacitar docentes e pesquisadores, na defesa da articulação entre Educação, Direitos e Emancipação Humana”, enfatiza Rosa Predes, coordenadora do programa.