Segredo da Vida é a música vencedora do Femufal

O Festival de Música Universitário aconteceu nos dias 12,13 e 14 de novembro

17/11/2009 09h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h49
Música vencedora foi anunciada no sábado

A música Segredo da Vida, de Edílson Ribeiro João de Deus (Picapau) , foi a grande vencedora do I Festival de Música da Ufal. A premiação foi entregue no último sábado, 14 de novembro, no Posto 7. Em segundo lugar, ficou a música Sina, de José Luciano Vieira de Freitas Jr, em em terceiro ficou A Marcha, de José Gustavo Gomes Santos e Stanley Carvalho.

A última noite de festiva lotou o posto 7 na Praia da Jatiúca. As seis bandas finalistas se apresentaram: Manda Carú que depois eu vou, Mastigando antes de engolir, Estilhaços, A Marcha, Segredo da vida e Sina. Também foram distribuídos ao público 200 CDs do Festival Universitário de 1982.

Durante o I FEMUFAL (Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas) aconteceram debates e apresentações de dança, na Tenda Cultural montada ao lado da Biblioteca Central do Campus. A palestra “História dos Festivais Universitários em Alagoas” contou com as presenças de Paulo Poeta, Edson Bezerro e Sávio de Almeida.

O Festival contou com vinte músicas concorrentes, selecionadas entre cem inscritas. Na abertura, no dia 12, teve show com rapper GOG, que estava inicianda uma turnê pelo nordeste, lançando o novo DVD ao vivo “Cartão Postal Bomba”.

Sobre o vencedor do Festival

Com informações de Fernando Coelho - jornalista

Edílson Ribeiro João de Deus, 31, músico profissional mais conhecido como Pica Pau, é o fundador do projeto Cumbuca. No início, recrutou músicos do distrito de Fernão Velho, com a banda encaixando o apelo sui generis da região lagunar à sonoridade regional aditivada por uma pegada vibrante, quase rock and roll. Hoje, o Cumbuca toca com músicos contratados. Na bagagem, participações em edições do Femusesc e da Feira da Música, no Ceará.

Ninguém duvidaria se dissessem que a banda Cumbuca foi formada em Pernambuco há 30 anos. Não que a sonoridade do grupo alagoano seja datada, mas em seu caldeirão musical os ingredientes são fornecidos por nomes como Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Ave Sangria. Adicione xote, forró e um rasgo de rabeca, misture com uma pitada de mangue beat e Cordel do Fogo Encantado e eis uma música regionalíssima. A banda é a mais antiga da nova safra, lançou o CD Ziguezaguear em 2006, mas só agora começa a transitar no circuito pop-rock alternativo da cidade.

Pica Pau não desistiu do sonho e espera sobreviver de sua arte. A lamentar, porém, as dificuldades vividas em Alagoas, embora reconheça que houve uma melhora no cenário. “Hoje, além dos festivais e dos projetos nos teatros, há casas como o Mandala e o Orákulo que abrem espaço. Mas como são espaços alternativos, eles nem sempre podem pagar bem aos músicos”.