Ruth Quintella é homenageada na abertura do V Proler

V Proler foi aberto nesta terça-feira, 3 de novembro, na Bienal do Livro

04/11/2009 18h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
V Encontro Estadual do Proler continua com palestras e oficinas até esta quinta-feira, 5, na Bienal

V Encontro Estadual do Proler continua com palestras e oficinas até esta quinta-feira, 5, na Bienal

Suana Nobre - jornalista

Uma noite com muitas histórias para contar. Esta é a melhor definição para abertura do V Encontro Alagoano do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), realizada nesta terça-feira, 3, durante a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O Proler é uma ação do Ministério da Cultura (MinC) para criar condições de formação de uma sociedade leitora. Em Alagoas, o programa atua desde 2001, por meio de iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Nesta quinta edição, o evento tem como eixo temático as políticas públicas para a leitura no Brasil.

"Alagoas possui um dos maiores índices de analfabetismo do Brasil. Eventos deste porte ajudam a transformar esta realidade. Esperamos que todos aproveitem ao máximo as oficinas e demais ações programadas" afirmou o secretário-adjunto da cultura, Álvaro Otacílio.

O destaque da noite foi a entrega do Troféu de Literatura Infantil à escritora Ruth Quintella, em reconhecimento à riqueza de sua obra e pela realização do projeto Leva e Traz. Idealizado por Dona Ruth, o Leva e Traz, segundo a própria escritora, é uma atitude audaciosa que beneficia crianças do bairro Pitanguinha.

"A educação é um assunto que sempre me tocou. O Brasil não é só do presidente e nem o Estado é só do governador. Cada um de nós pode fazer a nossa parte. Agradeço a Secult por esta homenagem. Sinto-me prestigiada e feliz", disse, na inquietude de seus mais de 70 anos, Dona Ruth Quintella.

A escritora recebeu o troféu das mãos de Álvaro Otacílio e de Freddy Correia, artista criador da escultura símbolo da homenagem.  "Sinto-me como em uma premiação de fórmula 1", falou Dona Ruth conquistando a plateia ao levantar no o troféu no alto.

Durante o evento, o público também assistiu a contação de histórias do grupo de meninas Biblioteca Viva do município de Boca da Mata e palestras sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), proferidas por representantes do MinC. Ainda na noite desta terça, a Biblioteca Pública Estadual (BPE) de Alagoas recebeu software de informação e uma série de publicações das universidades colombianas. Doações que contribuem para a modernização e revitalização da BPE.

A programação do Proler será encerrada na quinta-feira, 6, com a realização do II Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura e entrega de kits de livros para as bibliotecas municipais do Estado.