Representante da Incubal discute parcerias com incubadoras de Portugal

11/11/2009 10h28 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h48
Adeilto (no centro) em visita a Portugal

Adeilto Ferreira de Lima, da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), está em Portugal para intercâmbio na área de empreendedorismo. Segundo Adeilto, a visita às instituições portuguesas estão sendo muito produtivas para futuros convênios com a Ufal. “Visitei um Espaço de Empreendedorismo Social do Porto e me tornei um membro desta 'incubadora', por convite do diretor,  por um período de 5 meses. Com isso fico três vezes por semana nesse espaço para desenvolver minhas pesquisas e aumentar minha network para conhecer melhor os ambientes de inovação de Portugal”, explica.

O estudante, formando em Administração, visitou também o maior Centro de Inovação de Gaia. “Conheci toda a estrutura do Centro e algumas empresas de base tecnológica incubadas. Na oportunidade, o diretor geral do InovaGaia, Fernandes Machado, apresentou toda estrutura construída, a visão de futuro, planejamento de expansão, articulação entre parceiros e falou sobre projetos de base tecnológica e a interação dos alunos com o Centro”, conta Adeilto.

Nesta visita, o representante da Ufal foi convidado para assinar um protocolo de parceria entre a Incubal e InovaGaia. “Essa possibilidade será discutida com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal e com a assessoria de Cooperação Internacional”, informou Adeilto.

Adeilto aproveitou para pedir autorização para uma pesquisa sobre o potencial e perfil empreendedor, para fazer uma comparação com a realidade de Alagoas, e também visitou empresas em Portugal que desenvolvem projetos em informática, biotecnologia, jogos virtuais e energias renováveis. “Já tenho visita agendada para conhecer o Parque de Ciência e  Tecnologia do Porto. Também estou aplicando questionários na Universidade do Porto para saber mais sobre as influências sociais da internet e sobre o potencial empreendedor dos alunos de Gestão da Universidade”, informou o estudante.

O assessor de Intercâmbio Internacional, professor Niraldo Farias, lembrou que a reitora Ana Dayse já visitou, em outra oportunidade, o Instituto Pedro Nunes e as incubadoras da Universidade de Coimbra. “Considero que os convênios com essas instituições são possíveis. Quem sabe podemos assim dinamizar o grupo de trabalho do Tordesilhas?”, ponderou Niraldo.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Josealdo Tonholo, também avaliou de forma positiva os relatos repassados por Adeilto. “Em sua viagem para Portugal, além de assistir as suas aulas regulares, ele tem se portado como um verdadeiro embaixador de nossa causa no Porto”, afirmou.