Propep divulga Mestrado e Doutorado recém-aprovados

A Universidade teve, recentemente, dois cursos stricto sensu aprovados pela Capes. Um deles foi o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O segundo curso aprovado foi o Doutorado de Materiais, que será sediado no Centro de Tecnologia da Ufal.

12/11/2009 10h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h48
Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação

A Universidade teve, recentemente, dois cursos stricto sensu aprovados pela Capes. Um deles foi o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, fruto de cinco unidades acadêmicas da Ufal: o Instituto de Matemática, o Instituto de Física, o Instituto de Química e Biotecnologia, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e o Centro de Educação. Trata-se de um mestrado profissional que tem como público-alvo os professores do Ensino Médio. O curso é gratuito e ofertará 12 vagas por ano, possibilitando para seus alunos melhorias nas suas atividades como docentes.

Já o segundo curso aprovado, o Doutorado de Materiais, será sediado no Centro de Tecnologia (Ctec) e mais uma vez é fruto da parceria entre unidades acadêmicas, desta vez do próprio Ctec, do Instituto de Química e Biotecnologia, do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Este doutorado multidisciplinar é o quinto curso da Ufal, os outros são do Instituto de Física, do Instituto de Química e Biotecnologia, da Renorbio (Rede Nordeste de Biotecnologia) e da Faculdade de Letras.

O Pró-reitor Josealdo Tonholo destacou a importância de um Doutorado deste porte para a Universidade: “Vamos ter um Doutorado de materiais antes mesmo de termos a graduação nesta área. Nossos alunos dos Mestrados terão oportunidade de migrar para mais um curso de grande porte”.

Qualificação Institucional

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal (Propep) lançou um edital com 63 vagas de Mestrado (2010 a 2012) e de Doutorado (2010 a 2014) exclusivas para servidores docentes ou técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). É a primeira vez que um convênio cobre todas as instituições federais de Alagoas.  As vagas serão distribuídas entre 10 dos 21 cursos de pós-graduação da Ufal.

Os servidores interessados devem fazer a pré-inscrição junto às Pró-reitorias de Gestão de Pessoas da Uneal e Uncisal e, no caso da Ufal, na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Progep); Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Ifal; e Diretoria da Fapeal. Após o processo de pré-seleção, estes departamentos enviarão todas as solicitações de inscrição dos candidatos pré-selecionados à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal (Propep).

“Num sobre esforço dos professores da pós-graduação da Ufal, iremos qualificar o sistema de ensino superior público do Estado, que, atualmente, conta com um grande número ainda sem titulação”, ressaltou Josealdo Tonholo.

“Teremos casos de cursos muito concorridos, como é o caso das nove vagas ofertadas pela Computação. A maioria será disputada pelo próprio Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI)”, acrescentou o Pró-reitor.

O diferencial desta qualificação de servidores é a possibilidade dos 450 servidores docentes e 200 servidores técnicos recém-contratados da Ufal não precisarem de afastamento para cursar a pós-graduação. O edital está disponível no site.