Projeto de Economia Solidária é contemplado pela Finep


26/11/2009 13h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h53

Daniel Dabasi – estagiário Proex

O Projeto “In Solidum: incubação de empreendimentos solidários em rede”, ligado ao Núcleo Local Unitrabalho, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi um dos cinco projetos voltados para economia solidária aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O resultado foi publicado no site oficial da Finep, do Governo Federal.

Coordenado pelo Professor Cezar Candeias, do Centro de Educação (Cedu), o Insolidum, como é denominado, pretende criar uma rede de incubadoras voltadas para o desenvolvimento de cadeias produtivas de reciclagem. O trabalho será realizado em conjunto com mais quatro instituições de ensino superior (Uncisal, Uneal, Ifal e UFS), atingindo 14 empreendimentos de economia solidária nos estados de Alagoas e Sergipe.

A financiadora vai destinar um valor correspondente a R$ 665.307,17, que serão aplicados principalmente na execução de ações como formação profissional, estudos de mercado e de viabilidade de empreendimentos, realização de seminários e encontros em busca de troca de experiências e conhecimentos, elaboração do Plano de Negócios e de Projetos para captação de recursos, além de criação de cooperativas de 2° grau.

Com isso, o Insolidum, dará um caráter social ao processo de reciclagem, estimulando novas formas de relacionamento do homem com o meio ambiente e contribuindo com a inclusão social por meio de trabalhos em rede, numa obra que terá duração de dois anos.

A Finep aprovou, no último dia 12 de novembro, investimentos na ordem de R$ 14 milhões voltados para formação de rede de incubadoras de todo o Brasil. No total, foram 17 projetos contemplados nas linhas de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e  Incubadoras de empreendimentos econômicos solidários.