Projeto "Atividade Física e Saúde" é desenvolvido no HU

Alunos do curso de Educação Física realizam atividades com pacientes do Hospital Universitário

23/11/2009 08h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h51

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O programa “Atividade Física e Saúde” está sendo desenvolvido por alunos de Educação Física, do Campus Maceió, no Hospital Universitário.  Vários projetos estão envolvidos no programa com o objetivo de avaliar e orientar aos interessados noções de exercícios físicos para grupos especiais, como gestantes, portadores de obesidade, AIDS, câncer, diabetes, hipertensão e doenças reumáticas.

O projeto teve início em 2007 e só atendia a pacientes com obesidade. Em 2009 foi estendido a outras particularidades. As atividades são desenvolvidas nas salas de ginástica e musculação e na piscina da Ufal. Os pacientes atendidos passam por uma avaliação dos médicos do HU e depois são encaminhados para atividades adaptadas à condição de saúde de cada paciente.

Os alunos e pacientes são avaliados periodicamente pelos professores de Educação Física e pela equipe médica. A equipe do programa é composta por cinco profissionais e 20 alunos. A seleção para novos monitores acontece a cada seis meses. Os pacientes são enviados pelo próprio HU e os interessados podem procurar mais informações através dos folders distribuídos nos ambulatórios do Hospital.

O professor Jean Toscano, do curso de Educação Física e coordenador do projeto, comenta que este tipo de ação é importante para melhorar a qualidade de vida. “Relacionar temas que envolvem os aspectos emocionais, físico, sociais, capacidade funcional e saúde mental é sempre muito importante como”, diz. “Eventos como este são importantes para que as pessoas interessadas no assunto possam entender melhor sobre o que é ofertado pela Ufal, relacionado com a saúde”, complementa.

O professor afirma ainda que a proposta é criar um espaço destinado somente para o programa, depois que a reforma que está sendo realizada no hospital for finalizada. Para fazer as inscrições, é necessário um encaminhamento do médico responsável pelo atendimento no HU e cópias dos exames clínicos. Os encontros acontecem todos os dias, das 14h às 17h.

Informações podem ser adquiridas pelo telefone (82) 8813-1544.