Programações das unidades acadêmicas movimentam o Congresso


25/11/2009 13h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h52

 

Diana Monteiro – jornalista; e Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

 

No Campus Maceió, o congresso a partir desta terça-feira, dia 24, prossegue nas unidades acadêmicas, além de atividades nos Polos de Educação a Distância (EaD), com programação específica. Desde ontem, o Grupo de Pesquisa Inteligência e Conhecimento promove até o dia 28, I Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia. O evento tem como público alvo alunos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação e interessados.

O I Encontro de História também teve início nesta segunda-feira, integra a programação do congresso acadêmico e vai reunir até o dia 27, estudantes, professores e historiadores alagoanos, para discutir temas relacionados à história de Alagoas, metodologia científica, resistência popular no Brasil, entre outros.

Além das jornadas das 22 unidades acadêmicas integram o congresso acadêmico o XVIII Encontro de Iniciação Científica, a VIII Semana de Extensão Universitária, a VI Semana de Cultura Africana, a V Semana Alagoana de Empreendedorismo e a Jornada das Unidades Acadêmicas. Isto resulta em 2.008 trabalhos inscritos, entre monografias, trabalhos de extensão, outros trabalhos, Pibic e pesquisas, envolvendo 6.559 autores de trabalhos, 1.507 apresentadores e 1.545 orientadores.

“É um grande momento de aprendizagem, de debate e troca de saberes, envolvendo à comunidade acadêmica e sociedade em geral”, ressalta o vice-reitor Eurico Lôbo, coordenador do evento.

Fanut promove Fórum e exibição de filme

O I Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria nesta quarta-feira, 25, é uma das atividades da Faculdade de Nutrição (Fanut), durante o Congresso Acadêmico. O evento ocorre no auditório do Csau, durante os dois horários, são destinadas 150 vagas e tem a coordenação das professoras Mônica Lopes e Mariellema Cardoso. Além de minicursos, simpósio, apresentação de trabalhos e palestras, a programação da Faculdade inclui a exibição do filme “Garapa” nesta sexta-feira, 27, das 8h às 12h, seguido da mesarredonda “A fome e o direito humano à alimentação adequada, no auditório do Csau.

Faculdade de Medicina realiza III Mostramed

 

A programação da Faculdade de Medicina para o VI Congresso Acadêmico contempla a comunidade com a realização da III Mostramed, desenvolvendo diversas atividades durante esta semana no Hospital Universitário e no Csau. Dentre as atividades, estão cursos, avaliação de TCCs, conferências e apresentação de trabalhos de extensão.

 

Esenfar participa do congresso com vasta programação

 

A Escola de Enfermagem e Farmácia promove até esta sexta-feira, 27, durante os dois horários, palestras, minicursos, jornadas, workshops e mesas redondas, totalizando 167 trabalhos inscritos nas diversas modalidades. Toda a programação está centralizada no Centro de Saúde (Csau).

 

Na quinta-feira, 26, pela manhã, acontece o Simpósio de Atualização em DST/AIDS - Mobilização para a campanha do dia mundial de luta contra a AIDS. No período da tarde ocorre I Mostra de Experiência Pró-saúde e PET- Saúde Farmácia e Enfermagem.

 

Destaques das Jornadas nas Unidades Acadêmicas

 

FOUFAL

Nesta quinta-feira, 26, realiza-se o curso de “Endodontia Atual”, ministrado pela doutora Kátia Simone Alves dos Santos, no auditório Wild Silva, das 14h às 16h; no dia 27, o mesmo curso acontece das 8h às 10h.

 

ICS

O Instituto de Ciências Sociais e o programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas realizam uma mesarredonda nesta quinta-feira, 26, às 14h, no ICS, durante o IV Congresso Acadêmico da Ufal sobre “Mulher e Trabalho em Debate”.

 

A atividade será coordenada pela professora Belmira Rita da Costa Magalhães e terá como palestrantes os alunos Rafaela Rego, Agatha Solcedo, Hitalo Felipe e Iamara Fernando. A mesarredonda é formada por integrantes do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Condição Feminina, que no momento pesquisa sobre o lugar do trabalho doméstico e da renda feminina para a manutenção da família canavieira em Alagoas, realizada pelo grupo de pesquisa do CNPq Trabalho e Capitalismo Contemporâneo.

 

FDA

Os professores da Faculdade de Direito da Ufal ministrarão palestras, mesas redondas e minicursos nas diversas áreas do Direito. Os assuntos vão de temas polêmicos a atuais.

 

IF

Os destaques do Instituto de Física são as apresentações de trabalhos nas modalidades PIBIC e outros trabalhos, além das palestras “Dispositivos Fotônicos Baseados em Sistemas Líquido- Cristalinos” e “Aplicações de MEOMS em Sistemas Biológicos e de Telecomunicações”, ministradas pelos professores Ítalo Marcos Nunes de Oliveira e Marcos Vermelho respectivamente.

 

IGDEMA

Nesta quinta-feira, 26, haverá a palestra “A Exploração de Petróleo no Pré-Sal: Problemas, Soluções e Oportunidades Ambientais”, com o professor Manoel Maia Nobre, das 10h às 11h30, no auditório do Igdema. Vale ressaltar que ao longo da semana, discussões estarão sempre sendo realizadas no Instituto.

 

FSSO

O destaque da Faculdade de Serviço Social acontece nesta quarta-feira, 25, no Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. O dia será marcado por palestras e exibição de documentário sobre o tema.

 

CEDU

A jornada do Centro de Educação está também sendo marcada por mesas redondas e minicursos.

Veja também a programação da Fale com a Semana de Letras  e as programações de Biologia e Computação

 

Instituto de Matemática

As atividades começaram na manhã desta quarta-feira, 25, e se estendem até o próximo sábado. Dentro do Congresso Acadêmico está sendo realizado o Matfest 2009, um evento de Matemática que iniciou em 2004. Neste evento são realizados minicursos, palestras, mesas redondas e exposições de trabalhos das categorias PIBIC, TCC, Extensão, Outros Trabalhos e Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). Durante este encontro, o instituto de Matemática recebe cinco pesquisadores de outras instituições: Fagner Dias Araruna e João Marcos Bezerra do Ó, da UFPB, Aline Gomes Pinto e Marcelo Fernandes Furtado, da UnB, e Eduardo Teixeira, da UFC. Estes pesquisadores farão palestras e avaliarão trabalhos das diversas categorias. As atividades serão encerradas no sábado, às 12h, após uma rica programação de atividades de extensão, dos alunos do PIBIC-Jr da Fapeal, e dos trabalhos dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de EaD.