Professores do Rondon visitam municípios

Cerca de 40 profissionais são recebidos por representantes do governo e do exército, no auditório do Quartel do 59º BIMTZ

18/11/2009 09h14 - Atualizado em 09/04/2021 às 14h41

Fátima Almeida - repórter da Gazeta de Alagoas

 

Cerca de 40 professores de universidades brasileiras selecionadas para participar da Operação Rondon-2010 iniciaram ontem uma visita de reconhecimento aos 20 municípios alagoanos que vão receber o projeto, a partir do dia 17 de janeiro. Eles foram recebidos no auditório do quartel do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), por representantes do governo e do Exército, que coordena o projeto.

 

Até amanhã, em contato com a realidade local, eles vão compor uma espécie de diagnóstico para subsidiar o plano de trabalho e preparar a chegada dos rondonistas. As próximas etapas serão de preparação, nos locais de origem, dos mais de 1.200 universitários selecionados para viver a experiência de troca de conhecimento em municípios de outros Estados.

 

Para Alagoas, segundo o gerente de operações do Projeto Rondon, coronel Brito Neto, virão cerca de 320 estudantes de várias universidades brasileiras. Maceió será um dos centros regionais da Operação Centro-Nordeste, que tem sedes também em Palmas (TO), Jataí (GO) e Feira de Santana (BA). Porém, as operações vão funcionar em municípios do interior.

 

Na reunião de ontem, os professores que vão coordenar equipes assistiram a palestras e trocaram informações. Entre eles, novatos e veteranos, como o professor Celso Volpe, da Universidade de Santa Cecília, em Santos (SP), provavelmente o mais antigo voluntário do Rondon em atividade. Ele vai coordenar a equipe de Murici. "Comecei em 1971, nas primeiras operações, coordenando a região de São José do Rio Preto, e só parei quando o projeto foi suspenso (entre 1989 e 2005). É uma vivência em que se ganha mais do que em qualquer cátedra, porque cada região tem as suas características, e essas diferenças de hábitos, de cultura, nos dão uma riqueza imensa de conhecimento", diz.

 

O novo modelo traz diferenças  fundamentais, segundo ele, como a mudança do caráter assistencialista das primeiras operações para um modelo mais participativo, que prepara multiplicadores de novos conceitos e novas posturas em relação às questões ambientais, ao tratamento do lixo e à saúde, por exemplo.

 

Etapa iniciada ontem é direcionada a ajustar proposta do programa à realidade dos municípios.

De acordo com o coronel Brito Neto, a etapa iniciada ontem é direcionada a ajustar a proposta do programa à realidade dos municípios.

 

Segundo o comandante do 59° BIMTz, coronel Pinto Sampaio, o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros oito ministérios. O Exército entra com o apoio logístico para deslocamento, alojamento e alimentação.