Poesia nesta noite de domingo na Bienal

Neste domingo, 01 de novembro, às 20 horas, durante a IV Bienal do Livro de Alagoas, no estande da Semed, será realizada mais uma edição do Papel no Varal, organizada pelo professor da Ufal, Ricardo Cabús.

01/11/2009 11h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h44
domingo, 1, no estande da Semed, às 20h

domingo, 1, no estande da Semed, às 20h

 

O formato será especial para a Bienal, pois não haverá mesas, cadeiras, bebidas, músico convidado etc., mas serão encontrados 100 poemas pendurados no varal. Poemas pré-selecionados e impressos numa folha A4, dispostos num varal de sisal, com pegadores rústicos de madeira.

 

A partir do ambiente curioso e rico em poesias nacionais e internacionais, o sarau é formado, de modo que qualquer transeunte da IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas pode ler/interpretar quaisquer poemas do varal, desde que não seja o seu e nem sejam em seqüência.

 

Desvinculado da ideia do sarau tradicional em auditórios fechados, ao permitir a livre participação da população, o Papel no Varal favorece um dinamismo, que se enfatiza com o tamanho dos poemas que dura em média um minuto de interpretação.

 

O formato de evento iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia, que foi criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto, e está no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL. Desde então já foram três saraus e há diversos agendados em diversos bares, livrarias e espaços culturais da cidade.

 

“Embora a subjetividade sempre exista, a escolha dos poemas para o varal, em cada edição do Projeto, procura atender a uma série de critérios objetivos, como quantidade, tamanho, origem, língua, época e temática. Tudo isso para formar um ambiente agradável e eclético, trazendo a poesia de todo canto, para todo mundo”, explica Ricardo Cabús.

 

Já no sábado, dia 7, às 20h ocorrerá outro Papel no Varal, com nova seleção de poemas, no estande da Biblioteca Pública Estadual