Pesquisa, extensão e cultura mobilizam estudantes durante o Congresso Acadêmico

Além da programação específica de cada unidade, o VI Congresso Acadêmico, com o tema “Excelência Acadêmica com Inclusão Social”, é composto por eventos que reúnem programas de extensão, pesquisa científica e intercâmbio cultural.

24/11/2009 11h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h52

Madalena Fernandes e Roberta Batista – estagiárias de Jornalismo

XIX Encontro de Iniciação Científica

O Encontro tem como objetivo mostrar os resultados das pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic, realizado de agosto de 2008 à julho de 2009.

Um grupo de doze professores das universidades UFRJ, USP, UFBA, UFS, UFPE, UFS e UFC e pesquisadores do CNPq estão avaliando o desempenho dos bolsistas e os resultados do Pibic. Os professores visitantes também vão ministrar palestras nos Campi Maceió e Arapiraca.

Para a professora Silvia Uchôa, coordenadora de pesquisa da Propep, existem motivos para comemorar. “É importante ter o acompanhamento externo das nossas pesquisas. Os resultados devem ser bons, estamos crescendo em quantidade e qualidade. O número de trabalhos do congresso do ano passado para este, subiu de 218 para 270”, argumenta a professora.

VIII Semana de Extensão Universitária

Durante toda a semana, também serão apresentados e avaliados os projetos de Extensão. Na quinta-feira, 25, no Campus Arapiraca, será abordado o tema Avaliação da Extensão, Planejamento Estratégico e Definição de Indicadores, das 9h às 16h, e também haverá avaliação do Programa Pibip-Ação. O mesmo tema será debatido na sexta-feira, 26, no auditório do Igdema, desta vez com a avaliação do Programas Proapex, Proinart e Ações Afirmativas, das 9h às 16h. As atividades contarão com a presença da professora Leila Chalub Martins, da Universidade de Brasília (UnB). A convidada tem experiência em Educação, com ênfase em Antropologia e Educação.

O professor José Roberto, da Pró-reitoria de Extensão, disse que o evento é um momento de integração e avaliação da extensão. “Este ano, o foco da semana é a avaliação dos programas de extensão e a reflexão sobre a política de gestão da extensão da Ufal”, disse o professor.

VI Semana de Cultura Africana

Com o intuito de desmistificar o continente Africano para a comunidade acadêmica a VI Semana de Cultura Africana apresentam juntamente na semana do IV Congresso Acadêmico atividades voltadas para o continente africano.

Na programação estão inseridas exposições de roupas, artesanatos e banner´s, apresentação de slides e documentário, além das exposições os estudantes do PEC-G compartilham suas vivências e experiências na diáspora, haverá também um desfile de trajes típicos com muita música e dança.

O penúltimo dia, sexta-feira, 27 de novembro, será marcado pela palestra “África no imaginário brasileiro: caminhos e descaminhos”, com Valdimir Doniette Zamparoni da UFBA. A semana encerra com festa de confraternização no Sítio Arara Azul, a partir das 22h, lembrando que haverá a tradicional Degustação de pratos típicos.

V Semana alagoana de Empreendedorismo

Divulgar e discutir junto à comunidade acadêmica o que tem sido feito dentro da Universidade Federal de Alagoas-Ufal na área de empreendedorismo é o principal objetivo as V Semana alagoana de Empreendedorismo, segundo a professora Claudia Milito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Estão ocorrendo durante toda esta semana, em todas as unidades acadêmicas exposições das Empresas Junior, das empresas incubadoras e do grupo de empreendedorismo solidário, além de exposições o Gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Universidade de Brasília, Higor dos Santos Santana profere palestra na Feac.

A professora destaca ainda o importante apoio da Fapeal. “Este apoio foi fundamental para a realização do evento, pois pela primeira vez teremos os avaliadores externos para contemplar as diversas áreas envolvidas em Pesquisa na Ufal”, destaca a coordenadora.