Patrono da Bienal lança livro nesta terça-feira


03/11/2009 09h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h45
Patrono da Bienal José Marques de Melo

Patrono da Bienal José Marques de Melo

Diana Monteiro - jornalista

O jornalista e escritor, José Marques de Melo, patrono da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, lança hoje, terça-feira, às 17 horas, no Café Literário, o 4º. Volume da Série “A Imprensa Brasileira - Personagens que fizeram a história”. O livro é mais um produto editorial de uma Rede criada em 2008, que inicialmente surgiu como movimento social, com o objetivo de resgatar a memória da imprensa no país.

Na noite de segunda-feira, um debate sobre “Vestígios da Travessia: da Imprensa à Internet – 50 anos de Jornalismo, obra do patrono da Bienal, reuniu como debatedores os três ilustres alagoanos:  o autor, José Marques de Melo, Audálio Dantas e Luitegarde Barros.

Falando sobre a trajetória de José Marques nos anos 60, década em que o jornalista recebeu o Prêmio Esso Regional Nordeste, Audálio Dantas ressaltou ter admiração profunda pelo trabalho do escritor, que teve carreira acadêmica iniciada em São Paulo. “Considero José Marques uma das figuras mais importantes para a pesquisa e estudo de comunicação do Brasil”, enfatizou Audálio

A antropóloga Luitgarde de Barros disse que José Marques é o símbolo da sensibilidade acadêmica, que tem como missão titular pessoas orientadas por ele. “Ouvia sempre falar de José Marques, cujas obras são também conhecidas internacionalmente, mas só vim conhecê-lo pessoalmente, a partir de um convite feito por mim a ele para participar de um simpósio que realizei na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de onde sou docente”, contou a antropóloga.

Luitgarde acrescentou que saiu de Alagoas há mais de 40 anos, forçada pelas circunstâncias da época, e desde o momento que começou a  conviver com José Marques de Melo já constatou que ele tem também como missão juntar os alagoanos que estão fora desta terra.

Durante o debate, José Marques convidou a também sertaneja da cidade de Olivença Luitgarde para colaborar com um livro que irá ser lançado em 2010, sobre a “Memória Santanense”. À convite do autor, o livro será prefaciado pela reitora Ana Dayse Dorea e  lançamento ocorrerá na inauguração do Campus do Sertão da Ufal no próximo ano.

Leia também: Patrono da Bienal destaca a participação feminina no evento

Confira outros lançamentos em anexos