Participe da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

30/11/2009 14h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h53

Fonte: Fapeal

Estão abertas as inscrições até esta terça-feira, 1º de dezembro, para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realiza entre os dias 2 e 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O tema “I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Para o Desenvolvimento Sustentável” tem como público-alvo pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, membros de instituições de pesquisa e de ensino, bolsistas de iniciação cientifica, secretarias de Estado, Prefeituras Municipais, setor produtivo e terceiro setor.

Coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o evento tem como objetivo central elaborar diretrizes para a consolidação de um Sistema Nacional articulado que promova a efetiva cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal, consolidando a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Segundo a Secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Kátia Born, os principais tópicos a serem discutidos na conferência serão “Ciência e Tecnologia como Fonte para o Desenvolvimento Sustentável” e “Inclusão Digital”. A Universidade Federal de Alagoas será representada pelo professor Fábio Paraguaçu, que participará da mesarredonda "Inclusão Digital, TIC, EaD", na sexta-feira, 4 de dezembro, a partir das 9h.

A perspectiva empresarial de CT&I enquanto fonte de riqueza econômica é crucial para que as demandas de tecnologia e de inovação tenham seus processo de indução, adaptação e implementação agilizados e contribuam para que a ciência produzida tenha também como horizonte suas aplicações potenciais, sejam elas decorrentes de demandas empresariais ou da necessidade para execução de políticas públicas. Assim, é necessário integrar, cada vez mais, a política de CT&I à política industrial para que as empresas sejam estimuladas a incrementar a incorporação de inovação em seu processo produtivo, forma mais eficiente de aumentar sua competitividade global.

As conferências estaduais também visam aprimorar o debate em CT&I que será feito nas conferências regionais e no grande encontro nacional, que acontecerão em 2010.

As inscrições para a Conferência são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Confira aqui a programação.

Leia mais sobre CT&I.