Neab participa das comemorações do dia nacional da Consciência Negra

18/11/2009 09h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h50
Inauguração do Parque do Quilombo, em 2007

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) realiza, durante o mês de novembro, variada programação com instituições públicas municipais, estaduais e federais em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. São palestras e visitações às escolas públicas, debates, lançamentos de livros com essa temática e atividades na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em parceria com a Fundação Palmares, dirigida pelo professor Zezito Araújo.

O Neab é um órgão suplementar da Universidade Federal de Alagoas voltado para estudos, pesquisa e ação comunitária na área dos estudos sobre a temática negra, das ações afirmativas em prol das populações afro-descendentes e estudos das civilizações africanas. O Núcleo possui um acervo bibliográfico e documental sobre a temática negra à disposição do público.

Programação da Semana da consciência Negra

As atividades já começaram desde o início do mês em vários municípios alagoanos. Nesta quinta-feira, dia 19, em União dos Palmares, acontece o Encontro Étnico e Desenvolvimento Cultural Quilombola, no auditório da Prefeitura, de 14h às 20h. Também haverá atividades culturais, feira de artesanato e exposição de arte e fotografia. Ainda no dia 19, haverá apresentação do cantor Adão Negro.

No dia 20, na Serra da Barriga, as comemorações iniciam de madrugada, com uma cerimônia restrita aos religiosos de Matriz Africana, em reverência aos ancestrais africanos. O cortejo de abertura à visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares começa às 6h. A partir das 9h, iniciam-se as apresentações culturais, com a Orquestra de Tambores, Orquestra Filhos de Zumbi e Grande Roda de Capoeira. À noite tem apresentação da Tribo de Jah.