Música, poesia e educação na 6° noite de Bienal

03/11/2009 20h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h45

A Bienal do Livro não para. Nesta quarta-feira 4 a programação da noite conta com as presenças de Olivia Byinton falando sobre “Composição musical com textos poéticos” e José Carlos Libâneo falando da “Escola: educar para o pensar, para o transformar, para o compartilhar”. A palestra do professor Libâneo acontece na sala José Marques de Melo a partir das 19h. Mesma hora da palestra da cantora Olivia Byinton, que será realizada no auditório.

Também no auditório acontece a partir das 10h a mesa-redonda “Biblioteca Viva: uma proposta de espaços multiculturais em Alagoas”, com Adriana Guimarães, Gilvan Rodrigues, Vilma Nobrega e Maria Luiza Russo. Já às 14h a mesa se divide em A, com o tema “Tecendo os fios da leitura”, com Aglaé d´Ávila e B, com Walda Antunes e Wilma Nobrega e o tema “Lendo e formando leitores”.

A sala José Marques de Melo também abriga atividades durante o dia. Às 14h o angolano Ondjanki fala sobre “Dançar com as palavras: língua e literatura angolanas”. Às 16h Celso Antunes fala sobre “Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender”.  Já na sala Ruy Castro, durante todo o dia, o público pode bater papo com os autores que estão lançando livros na IV Bienal. Confira.

Oficinas

Durante o dia as oficinas começam às 10h. Na sala Ignácio de Loyola Brandão o tema é “Literatura infantil e livro didático: mal resolvida parceria”, com Antonieta Mirian (SEMED/SEE). À tarde na mesma sala, a oficina é sobre “Pesquisa bibliográfica em portais e base de dados”, com Monalisa dos Santos Barros.

Na sala Rubem Alves a parte da manhã fica por conta da oficina de Mercedes Carvalho sobre “Educação Matemática: números – dos hindus aos nossos alunos”. Já à tarde, quem comanda a oficina do PROLER: “Dê um susto em seus pais: leia um livro” é Lúcia Galvão.

A sala Demerval Saviani dá lugar as oficinas “Contos e fábulas com fantoche”, para pessoas com deficiência visual e múltiplas e “Literatura infantil e livro didático, mal resolvida parceria”, com Antonieta Mirian. As oficinas da parte da manhã nesta sala se dividirão em duas turmas de até 60 pessoas. A primeira, no horário das 9h30 às 10h30 e a segunda das 11h às 12h30.

Davi Roberto Silva, Marcos Filho, Etevaldo Amorim e Antonio Granja são os participantes da mesa-redonda “Cena majestosa: D. Pedro II e a cachoeira de Paulo Afonso”, das 10h ao meio-dia. A partir das 14h Elias Barbosa e Wilma Nobrega ministram a oficina “Pesquisa ou copisa? Que prática é essa?”, do PROLER. Estas atividades acontecem na sala Geraldo Carneiro.