Livro, escola e sociedade em debate com Demerval Saviani

O pesquisador em filosofia, professor Demerval Saviani, esteve na IV Bienal Internacional do Livro neste sábado, 31 de outubro, para falar sobre “Livro, escola e sociedade: a centralidade da Cultura Letrada na Educação Escolar”. Em sua apresentação, o professor disse que a escola foi criada pela sociedade para educar, e os livros são a principal ferramenta para isso, mas o processo é bem mais complexo.

01/11/2009 12h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h44
Professor e filósofo, Dermeval Saviani

Jacqueline Freire – repórter

“As comunidades primitivas produziam a sua existência coletivamente, tudo era em comum, inclusive a educação. Mas na medida em que esse processo foi se desenvolvendo e surgiu a divisão de trabalho e a propriedade privada, os homens romperam a unidade original e se dividiram em classes”, conta o professor. Segundo ele, a partir desse momento, surgiu a educação diferenciada. “Os que dispunham de tempo livre acabavam tendo uma educação diferenciada dos escravos, por exemplo, que eram educados pelo próprio processo de trabalho”, afirma.

“A escola se origina do homem, por que o homem precisa adaptar a natureza para sobreviver, e de aprender a lidar com isso”, explica. Dermeval ressaltou ainda que a escola não é mais só o principal local de educação, ao contrário, hoje em dia é tida como uma instituição que muitas vezes deseduca. “Hoje podemos entender a escola sem recorrer à educação, mas não podemos entender a educação sem recorrer à escola. Apesar de tudo, a escola é inegavelmente a forma mais desenvolvida de educação”, conclui.