José Marques de Melo lança livro e conversa com profissionais e estudantes

04/11/2009 17h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
José Marques de Melo proferiu palestra sobre Gêneros Jornalísticos no Brasil e lançou livro

Rose Ferreira – jornalista

José Marques de Melo, uma das maiores referências em Jornalismo no Brasil e patrono da IV Bienal, fez palestra sobre Gêneros Jornalísticos no Brasil e lançou o 4º volume do livro que assina como organizador “Imprensa Brasileira: Personagens que fizeram história” nesta terá-feira, 3 de novembro.

Durante a palestra, estudantes e profissionais de Comunicação e áreas afins puderam ouvir daquele que estuda gêneros jornalísticos há mais 40 anos preciosas colocações. José Marques de Melo falou sobre a mutabilidade do jornalismo e que sempre é preciso rever as classificações de gêneros. “Há algum tempo minha classificação era tida quase como um texto canônico, mas precisamos sempre lembrar que o jornalismo é mutável no tempo e no espaço. Por isso as pesquisas e observações não param de acontecer”, explicou.

Após diversas releituras e pesquisas com seus alunos, o professor José Marques de Melo tem classificado os gêneros jornalísticos como informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. “O que ainda se nota hoje é a polarização entre o informativo e o opinativo; os outros gêneros aparecem com menos frequência”, pondera o pesquisador.

Após a palestra, o autor lançou o seu mais novo livro no Café Literário, espaço destinado a lançamentos de livros na IV Bienal. Na obra, José Marques resgata a história da imprensa, mencionando grandes representantes: Alfredo de Carvalho, Carlos Castello Branco, Nelson Rodrigues, Clóvis Noschang, dentre outros. O livro segue exposto à venda no estande da Edufal pelo valor de R$ 65. Na compra da coleção completa, o desconto chega até a 50%.

Acompanhe a cobertura completa da IV Bienal também através do Portal Literal e do blog da Gazetaweb.