Jornalista da Ascom recebe comenda na Câmara de Vereadores

A jornalista da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna, recebeu nesta segunda-feira, 9 de novembro, a Comenda Amigo da Criança.

05/11/2009 10h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
Jornalista está na Ascom Ufal desde agosto de 2004

Jornalista está na Ascom Ufal desde agosto de 2004

Avanny Oliveira- estagiária de Jornalismo

A Comenda foi entregue pela Câmara de Vereadores de Maceió, no auditório da Fits, em Cruz das Almas, e foi instituída em 2007, por meio do Projeto de Resolução de autoria da vereadora Fátima Santiago, e tem como objetivo promover o reconhecimento de personalidades, instituições filantrópicas, públicas e privadas que atuam na defesa dos direitos da criança. A sessão especial desta segunda-feira foi solicitada pela vereadora Teresa Nelma.

Instituída inicialmente para homenagear jornalistas alagoanos que já detinham o título conferido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), este ano a comenda foi estendida a personalidades de outras áreas de atuação e passou a integrar as atividades da Semana da Criança.

As outras personalidades homenageadas foram a professora e artista Peronilda Batista, pelo projeto "Sua Majestade o Circo", e a major Valdenice Ferreira, pela atuação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência".

Sobre a jornalista homenageada

Formada em Jornalismo pela Ufal, e também pedagoga, formada pela UESC-Ba, com especialização em Novas Tecnologias na Educação, a jornalista Lenilda Luna já foi assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, repórter da TV Alagoas, onde produziu e apresentou o programa EducAÇÃO (pelo qual foi indicada para certificação na Andi), foi diretora da rádio Educativa FM, onde também teve um programa voltado para divulgar as ações educacionais, o Caderno Escolar, e atuou também como pedagoga na rede municipal de ensino de Maceió.

Atualmente é repórter da TV Pajuçara e jornalista concursada (2004) da assessoria de comunicação da Ufal. Em Alagoas, as jornalistas Elenilda Oliveira, Vitória Alcântara, (que receberam a comenda no dia 21 de outubro), Lenilda Luna e Cristina Limeira foram diplomadas pela Andi como jornalistas amigas da criança.

Jornalista Amigo da Criança

Com informações do site da Andi

Com o objetivo de reconhecer a importância dos profissionais de jornalismo para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a ANDI e a Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança criaram uma rede informal de mobilização social, "diplomando", desde 1997, profissionais de várias partes do país. Atualmente são 202 Jornalistas Amigos da Criança.

O projeto Jornalista Amigo da Criança tem o objetivo de capacitar os profissionais de imprensa, fornecendo material privilegiado sobre infância e adolescência e promovendo viagens para que jornalistas conheçam projetos sociais bem sucedidos na área.

A ANDI é uma Agência de Notícias dos Direitos da Infância é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para a construção, nos meios de comunicação, de uma cultura que priorize a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, considerando que democratizar o acesso a estes direitos é condição fundamental para a equidade social e para o desenvolvimento humano. Foi criada em 1993 pelos jornalistas Âmbar de Barros e Gilberto Dimenstein.

Três eixos estratégicos – Mobilização, Monitoramento e Qualificação – orientam as diversas iniciativas desenvolvidas pela ANDI. Em função disso, as tecnologias de informação vêm sendo adotadas pela instituição, com vistas à organização da infra-estrutura, à formação de redes e à gestão da informação em monitoramento e avaliação da mídia.