Ignacy Sachs faz palestra e lança novo livro sobre Ecodesenvolvimento


04/11/2009 16h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
Palestra lotada de Ignacy Sachs na Bienal

Palestra lotada de Ignacy Sachs na Bienal

Diana Monteiro – jornalista

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi marcada na manhã desta quarta-feira, dia 4, pela palestra e lançamento de livro do professor Ignacy Sachs, uma das maiores autoridades do mundo em Ecodesenvolvimento, desenvolvendo também estudos nessa área no Brasil e no Estado de Alagoas. O livro lançado tem como título “A Terceira Margem – à procura do Ecodesenvolvimento” e pode ser adquirido no estande da Nossa Livraria.

Sachs é professor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas e em várias oportunidades esteve na instituição participando de debates sobre Ecodesenvolvimento. Na década de 90, quando da implantação do Mestrado do Programa Regional de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Prodema) da Ufal, fez a aula inaugural, que contou com participação de especialistas inclusive de outros estados do país. 

O secretário de Planejamento Sérgio Moreira falando sobre Sachs ressaltou que ele é um cidadão mundial e conhece os problemas de Alagoas pelos estudos que desenvolve na área de meio ambiente. “Sachs se ligou em Alagoas por diversos momentos, e é o presidente do Conselho Científico da Agência de Fomento de Alagoas (Afal)”, enfatizou Sérgio.

O vice-reitor Eurico Lôbo, representando a reitora Ana Dayse Dorea, disse ser uma honra tê-lo em Alagoas, enfatizando o seu papel de formador e educador de muitos brasileiros.  “O seu conhecimento e sabedoria nos levam a refletir sobre a nossa visão de mundo e de sociedade, e cada vez que o senhor vem a Alagoas nos deixa embevecidos com tantos ensinamentos”, disse Eurico cumprimentando Ignacy Sachs.

O pesquisador centralizou sua palestra “Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir”, na necessidade de se construir uma biocivilização do futuro contemplando biodiversidade, biomassa e biotecnologia. “Estamos vivendo um momento especial na nossa história pela crise sócio e econômica de um lado  e do outro a crise ambiental”,  enfatizou Sachs.

Acrescentou que a humanidade tem três fases de transição, a primeira iniciada há 12 mil anos. “A nossa terceira e grande transição é a saída gradual e organizada do petróleo, das energias fósseis e dos gases do efeito estufa lançados na atmosfera, provocando aquecimento do planeta Terra. Conforme os estudos científicos, se não formos enérgicos e rápidos não haverá tempo para impedirmos a ocorrência de desastres ambientais graves. Mas não devemos esquecer  que os desafios social e ambiental precisam ser tratados simultaneamente”, disse Ignacy Sachs.

Acompanhe a cobertura completa da IV Bienal também através do Portal Literal e do blog da Gazetaweb.

Leia também: Público seleciona fotos do Autorretrato na IV Bienal