Hoje: Enfermeiras lançam livro sobre a história do navio Hope em AL


04/11/2009 11h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
O Navio Hope: um encontro entre a Enfermagem brasileira e a norte-americana

O Navio Hope: um encontro entre a Enfermagem brasileira e a norte-americana

Jacqueline Freire - repórter

 

A história do navio Hope nos nove meses em que esteve aportado em Maceió em 1973 é o lançamento da Edufal desta sexta-feira, 6 de novembro. “O Navio Hope: um encontro entre a Enfermagem brasileira e a norte-americana” é fruto de 3 anos de pesquisa da professora Regina Santos, do curso de Enfermagem da Ufal e das pesquisadoras do Grupo de História da Enfermagem Alagoana: Yanna Lira e Renata Nascimento.

 

Para a professora Regina, o momento é gratificante, mas também de sonhos com o futuro: “tenho certeza de que escreveremos outros livros, revelando como a Enfermagem se configurou (e re-configurou) em nosso estado”, afirma. “Conto com a presença de todos, compondo mais um acontecimento que um dia será parte da história que nossos herdeiros irão contar”, diz Regina.

 

Segundo as organizadoras, o livro é um verdadeiro passeio pela história da Ufal e de Alagoas, quando nos referimos ao cotidiano da assistência à saúde local. No texto, relatos de quem conviveu com a equipe do navio Hope e que muitas vezes se emocionaram ao relembrar momentos importantes da história.

 

Não perca:

10h – bate-papo com as autoras na sala Ruy Castro

19h – lançamento do livro no Espaço Literário, em frente ao Estande da Edufal