Gestores da Ufal conferem as atividades do Congresso Acadêmico


25/11/2009 16h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h52
Carlo Bellini, avaliador do Comitê da Capes profere palestra na Feac

Carlo Bellini, avaliador do Comitê da Capes profere palestra na Feac

Roberta Batista- estagiária de Jornalismo

Nesta quarta-feira, 25, os gestores da Universidade Federal de Alagoas percorreram o Campus A. C. Simões, conferindo a programação do VI Congresso Acadêmico.

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), a visita foi marcada pela presença da reitora Ana Dayse Dorea, do vice-reitor Eurico Lôbo, dos pró-reitores de Extensão e de Graduação, Eduardo Lyra e Anderson Dantas, do coordenador de Extensão, José Roberto Santos, e da comunidade acadêmica. Todos assistiram a palestra “Pesquisa Científica em Administração”, do avaliador do Comitê da Capes, Carlo Gabriel Porto Bellini.

Carlo Bellini apresentou curiosidades brasileiras em ciência, além das dúvidas mais frequentes sobre pesquisa em Administração. O avaliador também ressaltou a importância de projetos de Universidades terem continuidade, como o congresso acadêmico, que já esta na sua sexta edição.

A professora Ana Dayse relembrou o primeiro ano de congresso, em que estavam inscritos apenas 700 trabalhos e comparou com a sexta edição, que teve 2008 trabalhos inscritos. A reitora ressaltou também o porquê de se fazer pesquisa, o porquê de tanto investimento. “Sem pesquisa, sem produção de conhecimento não há desenvolvimento nenhum”, disse Ana Dayse. E complementou frisando o que se espera de uma Universidade, nos tempos atuais. “São nas Universidades que estão os futuros gestores, precisamos fazer que as instituições federais, principalmente as do Nordeste, sejam o pé que dá o passo para o desenvolvimento do país”, disse a reitora.

Depois da Feac, as visitas prosseguiram pelas outras unidades. O vice-reitor Eurico Lôbo visitou sua unidade acadêmica de origem, o IQB, e assistiu à apresentação de trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), uma das modalidades dos trabalhos inscritos no congresso. Eurico Lôbo destacou a importância das visitas dos gestores da Universidade às Unidades Acadêmicas. “Nas outras edições do Congresso não conseguimos avaliar de perto os trabalhos realizados na semana, agora estamos sentindo o Congresso, podemos ver como se passa o evento em cada unidade”, disse.

Eurico Lôbo, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o professor José Roberto encerraram as visitas na Faculdade de Nutrição (Fanut), acompanhando a palestra “Nutrição na Doença Celíaca”, da mestranda em Nutrição Humana e especialista em clínica terapêutica, Mariellena de Andrade Cardoso, que participava do I Fórum Alagoano de Nutrição Pediátrica. A nutricionista apresentou os mitos e as verdades sobre a alimentação dos celíacos, pessoas que não podem ingerir glúten. Mariellena Andrade destacou o quanto é imprescindível a adesão dos celíacos a uma dieta saudável.

O vice-reitor concluiu as visitas reafirmando o papel do Congresso Acadêmico para a Ufal. “Quando pensamos num evento como este, queríamos que a Universidade tivesse uma semana em que parasse um pouco para discutir outras questões nas diversas unidades, que houvesse um intercâmbio de conhecimentos. Hoje, um profissional precisa cada vez mais de uma formação que englobe várias áreas e uma consolidação numa área específica. No nosso primeiro congresso, os eventos eram centralizados na Reitoria; neste temos 472 eventos ocorrendo simultaneamente pela Ufal”, disse Eurico Lôbo.