Expresso do Saber e o maior livro do mundo atraem o público infantil

O maior livro do mundo, o maior caça-palavras a maior palavra cruzada, além do ônibus Expresso do Saber, sem dúvida têm se constituído nos maiores atrativos para o público infantil que visita à IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções.

01/11/2009 15h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h45
Desenhando no Expresso do Saber

Diana Monteiro –Jornalista

O maior livro do mundo é uma edição especial publicada pela Ediouro do famoso “O Pequeno Príncipe”, conto escrito em 1943, pelo autor, jornalista e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry. Para os interessados, há uma equipe para manusear as páginas, que medem 3x2m.

A estudante Andira Miranda, que aos 11 anos de idade cultiva o hábito da leitura, disse que nunca imaginou existir um livro tão grande. “Conheço a história, inclusive em filme, mas nunca imaginei que eu um dia pudesse vê-la num livro tão grande e aqui em Maceió. Para mim é uma grande surpresa ver O Pequeno Príncipe no maior livro do mundo”, disse Andira.

A maior palavra cruzada do mundo, registrada no livro dos recordes, também é uma publicação da Ediouro. As duas maiores respostas são um trecho do soneto Fidelidade, de Vinicius de Moraes, e um trecho do Hino Nacional.

Já o maior caça-palavras do mundo é uma homenagem ao ano da França no Brasil. Os dois jogos de palavras chamam a atenção das crianças, mas são também uma brincadeira coletiva para os adultos.

Biblioteca itinerante

O Expresso do Saber pertence ao Instituto Arnon de Mello e é um ônibus adaptado, climatizado, com um acervo de 1.500 livros, e tem sido o principal ponto de encontro das crianças. Dispõe de uma equipe cultural para atender aos interessados de uma forma geral.

O ônibus é uma biblioteca volante que tem como objetivo levar o livro e os meios de leitura para todo o Estado. Além de diferentes títulos de livros, o espaço dispõe de estrutura para outras atividades como desenhar, pintar e contar estórias.

Por tudo isso, a Bienal  é um bom programa para a criançada até o dia 8 deste mês.  Vale a pena conferir.