Estudantes alagoanos visitam IV Bienal

03/11/2009 17h59 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h45
Estudantes eufóricos entre livros

Diana Monteiro – jornalista

O primeiro dia de visitação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Alagoas  nesta terça-feira, 3, à IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, superou as expectativas de seus organizadores. No  período da manhã, o evento foi visitado por mais de cinco mil alunos e  no horário da tarde o número de estudantes ao evento foi bem maior.

A  visitação de alunos à IV  Bienal ocorrerá até a próxima sexta-feira, dia  6, e a responsável pelo agendamento  das escolas Irene Bonan Chagas ressalta que o número de visitantes  superará o total de 40 mil esperados. Em sua maioria crianças de escolas públicas do Estado acompanhadas por professores, percebe-se de imediato a alegria delas ao chegarem ao Centro de Convenções. Mas o que é mais importante,  o interesse e curiosidade pelo que o evento  preparou para elas, desde  livros a atividades.

Além das escolas, a visitação contempla  no horário noturno  integrantes de projetos culturais, de educação como o Pró-jovem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e faculdades da capital.

"Ficamos felizes pelo interesse que a Bienal vem despertando na sociedade, principalmente conscientizando os educadores da importância da participação de alunos, despertando o interesse pela leitura objetivando a formação cultural de uma forma geral. Esse estímulo, sem dúvida  é um auxílio importante nas atividades de classe", diz Irene Bonan.

Mas Irene frisa que, infelizmente, o universo de escolas participantes ainda é muito pequeno, principalmente do interior do Estado. E um dos motivos é a falta de estrutura, como transporte,  por exemplo.  Entre os municípios participantes mais próximos estão Marechal Deodoro, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Coruripe.

“Há professores se cotizando para que seus alunos tenham a oportunidade de visitarem esse evento que ocorre a cada dois anos. Acredito que a tendência é o setor educacional de Alagoas se estruturar para garantir uma maior participação de alunos, a exemplos de bienais em outros estados”, enfatiza Irene.   Na Bienal do Recife os alunos das redes públicas recebem  cheque-livro para aquisição de livros.