Estudante de Ciências Sociais recebe menção honrosa no Prêmio Santander Universidades

Depois de batalhar para ter sua pesquisa reconhecida, o estudante de Ciências Sociais da Ufal, José Roberto da Silva, foi elogiado pelo projeto.

11/11/2009 11h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h48
José Roberto Silva e o vice-reitor Eurico Lôbo na semifinal do Prêmio Santander em Recife

Bárbara Pacheco, jornalsita, e Avanny Oliveira, estagiária de Jornalismo

José Roberto da Silva Júnior, estudante do 6º período de Ciências Sociais da Ufal, foi um dos premiados na 5ª edição do Prêmio Santander Universidades, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciências. Ele recebeu menção honrosa pelo projeto de pesquisa baseado em Arqueologia Bíblica e intitulado "Evidências Arqueológicas – Meio de Comunicação entre Religiões e Ciência da Origem”.

No projeto, o estudante, que é evangélico, defende a teoria criacionista, além da veracidade de relatos citados na Bíblia, através de evidências arqueológicas, como os pergaminhos achados numa fortaleza situada a noroeste do Mar Morto, entre 1947 e 1956. Segundo Roberto da Silva, no início foi difícil conseguir emplacar a pesquisa no âmbito acadêmico, já que o tema abordado envolve religião e os professores da Universidade priorizam o evolucionismo de Darwin. “Já tinha desistido da pesquisa por falta de professor orientador, mas recebi uma ligação para que eu participasse do evento e aconteceu de eu ser agraciado ao lado de doutores. Isso me fez retomar a pesquisa, que agora tem reconhecimento científico, e receber propostas de orientação de vários professores da Ufal”, explicou José Roberto.

O estudante, que foi o único graduando citado no Prêmio Santader, ficou surpreso com a escolha do trabalho e a menção honrosa com que foi agraciado. “Fiquei surpreso por meu projeto ser reconhecido e, ainda mais, por estar entre os 12 melhores do Brasil”, comemora.