Embrapa na lista de lançamentos da Bienal

05/11/2009 20h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h47
Livros lançados nesta quinta pela Embrapa na Bienal de AL

Jacqueline Freire – repórter

A mais nova edição da coleção 500 perguntas 500 respostas editada pela Embrapa Informação Tecnológica foi lançada nesta quinta-feira, 5 de novembro, na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. As autoras Nair Helena Arriel e Rosiane Lima integram o grupo de pesquisadores da Embrapa e estiveram no Espaço Literário autografando e conversando com leitores.

Segundo Nair Arriel, os livros abordam tudo sobre o que a Embrapa já desenvolveu em pesquisas sobre o gergelim e o amendoim desde 1986. “Ao longo desses anos a Embrapa vem trabalhando o desenvolvimento genético, tecnologia de alimentos e manejo cultural desses produtos. Trabalhamos (nos livros) desde a origem da espécie até o cultivo e colheita”, explica. A ideia é abordar em questões coletadas de eventos, palestras e serviços de atendimento, perguntas e respostas simples, práticas e de fácil entendimento. “Queremos que alunos e pesquisadores, técnicos e leigos, possam entender o conteúdo, solucionar suas dúvidas e tirar proveito dele”, conta Nair.

Outro ponto a destacar em relação às obras é a interatividade com os leitores, com textos introduzidos por cartoons e desenhos ilustrativos. “O grupo da Embrapa que organizou o livro teve a preocupação de fazê-lo o mais interativo possível, chamando a atenção não só dos técnicos e pesquisadores, mas até de crianças. Nossa intenção também é incentivar a leitura”, afirma Nair, mostrando os desenhos do livro.

Para Rosiane Lima, a filosofia dos livros é delineada com o objetivo de trazer o máximo de inovação, com uma linguagem acessível, para que estudantes, técnicos, pós-graduandos e pesquisadores possam entender e aproveitar o conteúdo. Para isso, demos ênfase ao aspecto técnico e não somente ao científico da pesquisa”, comenta.

“Vale a pena ressaltar a preocupação da equipe em colocar no livro o mais alto nível de conhecimento tecnológico de forma simples e prática. Colocamos até o ‘pulo do gato’, de forma a que todos possam tirar o maior proveito”, expõe Nair. O conteúdo técnico dos livros foi coordenado pela Embrapa Algodão, de Campina Grande – PB, junto com a parceria de universidades como a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o IEP-SP.

Confira também: Amendoim é tema de lançamento na Bienal do Livro de Alagoas