Docentes do Polo Penedo destacam-se na Espanha

11/11/2009 08h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h48
Professor Alan Cursino na Espanha

Diana Monteiro – jornalista

Os professores do Polo Penedo, Silvana Pirillo e Alan Curcino, estiveram recentemente na Espanha, através do   projeto “Políticas Públicas de Turismo em Brasil: planificación y desarollo de rutas turísticas sostenibles em la región de las Lagoas-Alagoas", fruto da cooperação internacional na pesquisa em Turismo entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de Girona, na Espanha.

O professor Alan Curcino informa que o projeto poderá ser refinanciado em  35 mil euros. O resultado  será publicado em janeiro de 2010 pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo da Espanha (AECID).

“Com a continuidade do projeto, a segunda missão internacional da Ufal em relação à Universidade de Girona incluirá pela primeira vez uma bolsista, a aluna Ângela Meire dos Santos, concluinte do curso de Turismo da instituição alagoana”, diz Alan. Segundo o professor, sob a orientação da professora Silvana Pirillo, Ângela vem participando do projeto no Brasil, realizando a monografia centrada na avaliação "Caminho Lagunar do Arranjo Produtivo Local das Lagoas e Mares do Sul do Estado de Alagoas".

Missão internacional

Várias atividades marcaram a estadia dos professores da Ufal na Espanha. Silvana Pirillo e Alan Curcino ministraram aula em cooperação com o professor Narcis Sastre Fulcará, enfocando a Sociedade da Informação no Brasil e as Políticas de Turismo, na disciplina Geografia Turística Mundial, do curso de graduação em Turismo da Universidade de Girona.

Para os alunos dos cursos de Turismo e Arquitetura da Universidade de Girona, Silvana Pirillo fez a palestra sobre “Políticas de Turismo, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento”, cujo tema gerou debate bastante produtivo. Também foi convidada pela professora Dolores Vidal para participar como docente visitante, do curso de Mestrado em Ordenamento e Planejamento do Turismo.

Um outro debate, com  participação dos docentes do Polo Penedo, aconteceu  na Faculdade de Turismo da Universitade de Girona e tratou do “Desenvolvimento Turístico da Costa Brava na Espanha e o Desenvolvimento Turístico do Estado de Alagoas no Brasil”.

Um dos resultados também dessa primeira missão  internacional  foi a decisão de publicar uma coletânea sobre Políticas de Turismo e Desenvolvimento,  sob a organização dos professores Silvana Pirillo, da Ufal,  e Luis Mundet y Cerdan, da Universidade de Girona,  nos idiomas português, catalão e inglês.

Os professores Silvana Pirillo e Alan Curcino também fizeram visitas técnicas aos espaços turísticos de Barcelona, Figueres, Girona e da Costa Brava, na Espanha, e de Escaldes, em Andorra, o menor país do mundo. A outra visita técnica foi realizada na Biblioteca da Universitade de Girona,  que dispõe de um vasto acervo internacional na área de Turismo.  “Vale ressaltar que o acervo conta com uma coleção de periódicos e mapoteca (impressa e digital), com total acesso por nós visitantes às suas bases de dados”, elogiou Alan Curcino.