Diretora do MTB recebe comendas na ALE

A diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, vai receber na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, duas comendas na Assembleia Legislativa.

18/11/2009 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h50
Leda Almeida, diretora do Museu Théo Brandão

Jacqueline Batista - jornalista

Uma das comendas é a "Ledo Ivo", uma iniciativa do deputado estadual Temóteo Correia, para homenagear personalidades que tenham prestado serviços relevantes na área cultural.

A outra comenda é a medalha Euclides da Cunha. A homenagem é concedida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e faz parte das comemorações do centenário de Euclides da Cunha, que acontece neste ano. A iniciativa de agraciar Leda Almeida com a medalha da Academia surgiu do imortal alagoano Ledo Ivo, que irá entregá-la pessoalmente.

Ledo explicou que a ABL recebe cem medalhas para distribuir quarenta entre os imortais, e sessenta para personalidades que não fazem parte da Academia. Cada imortal tem direito a escolher duas pessoas para receber a medalha. O escritor alagoano escolheu a poetisa brasileira Vera Lúcia de Oliveira, que mora na Itália, e Leda Almeida, guardiã de sua obra e autora de um livro sobre o escritor. Bem humorado, Ledo comentou sobre sua escolha: “quando me perguntam porque eu escolhi duas mulheres, respondo: é porque eu sou mulherólogo”, disse aos risos.