Coordenador da Propep participa do Infosucro no Rio


26/11/2009 09h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h53

O professor Francisco Rosário, coordenador de Programas Especiais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e coordenador do Curso de Mestrado em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), participa nesta sexta-feira, 27 de novembro, no Rio de Janeiro, do Seminário Infosucro.

O II Workshop Infosucro está sendo promovido pelo IE-UFRJ e terá lugar no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura do Palácio Universitário da UFRJ, Urca, Rio de Janeiro.

Em sua primeira edição, o evento teve a presença do Centro de Tecnologia Canavieira, DEDINI, ETH-Odebrecht, BNDES, IE-UFRJ, IQ-UFRJ entre os palestrantes. Nesta segunda edição, o evento discute inovações tecnológicas e temas ligados a bioenergia, produção e exportação de açúcar e etanol, além de indicadores sociais e biocombustíveis. Entre os palestrantes estão convidados representantes de empresas e entidades como a DEDIDI, Amyris e ÚNICA, pesquisadores e cientistas de universidades, entre as quais UFRJ, UNICAMP e Universidade de Picardie Jules Verne, França.

No evento serão tratados temas como Análise de Produção de cana, açúcar e álcool, Inovações Tecnológicas, Concentração, Fusões e Aquisições empresariais, Estrutura Patrimonial e Governança, Mercados Regionais e Internacionais, Modelos de Preços, Matriz Insumo Produto, Emprego e Produtividade.

Além disso, o Infosucro também oferece séries históricas completas de informações e dados estatísticos que podem ajudar na compreensão da evolução econômico-financeira da indústria. Estas estatísticas são apresentadas de forma não consolidada para facilitar o tratamento analítico.

Por fim, o Infosucro também permite o acesso a publicações classificadas em três grupos: estudos, artigos e apresentações realizados pela equipe do grupo de pesquisa. São incluídas, inclusive, publicações nacionais de natureza acadêmica e não-acadêmica, além de publicações e estudos internacionais.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josealdo Tonholo, destacou a importância da participação da Propep no evento, "já que o professor Francisco Rosário é especialista no assunto e tem uma forte interação técnica com o Grupo de Melhoramento Genético da RIDESA. Rosário tem ainda a incumbência de implantar um Grupo de Estudos na área de Economia da Cana de Açúcar e seu Agronegócio. O primeiro item abordado deve ser a questão do quociente de inovação no setor, hoje muito focado na área de gestão industrial e biotecnologia (melhoramento). A Ufal detém o maior banco de germoplasma de cana de açúcar do sistema, dando lastro à plena operação da RIDESA, e não poderia estar ausente desta discussão."