Campus Arapiraca inicia Congresso Acadêmico

24/11/2009 10h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h52
Público presente à abertura do Congresso Acadêmico em Arapiraca

Diana Monteiro – jornalista; e Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

A abertura do Congresso Acadêmico na sede do Campus Arapiraca aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23 de novembro, e prossegue até o próximo sábado, 28, com encerramento no Polo Penedo, onde funcionam os cursos de Engenharia de Pesca e de Turismo.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o vice-reitor da Ufal, professor Eurico Lôbo; o Pró-reitor de Extensão, professor Eduardo Lyra; o Pró-reitor de Graduação, professor Anderson Dantas; a diretora acadêmica do Campus, professora Simone Ferreira; a representante dos técnicos-administrativos, Rosimeire Lima; a representante discente, Simone Fonseca; a relações públicas representando a Pró-reitoria  de Pesquisa e Pós-graduação, Berenice Pimentel; o professor da Universidade Federal de São Paulo, Augusto Pereira Filho; e a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Vera Lucia Antunes.

O vice-reitor Eurico Lôbo apresentou dados significativos do VI Congresso Acadêmico e destacou o trabalho do campus Arapiraca e Polos. “Essa é uma construção coletiva. Voces têm uma grande missão e estão conseguindo cumprir os objetivos de levar pesquisa e extensão de qualidade para o interior de Alagoas”, disse ele.

O vice-reitor lembrou ainda que o Campus só tem 3 anos de existência, mas já está oportunizando o processo de formação aos alunos da região. “Este congresso é um momento de formação complementar. É significativa a presença dos alunos na formação acadêmica. Foram inscritos 230 trabalhos de Arapiraca e dos Polos para apresentação neste congresso”, afirmou. “Aqui o grande diferencial é a ação direta com o cotidiano local”, complementou.

Com base nos dados apresentados, o Campus Arapiraca, proporcionalmente, têm produzido o dobro de trabalhos em alguns anos de existência em relação ao Campus Maceió. A diretora acadêmica, professora Simone Ferreira, salientou que a realização do congresso acadêmico no interior, todos os anos,  é de fundamental importância para destacar o trabalhos dos alunos arapiraquenses. “Este é um momento de aprendizado, fundamental para mostrar a Ufal à sociedade, apresentando o trabalho produzido aqui”, disse ela.

Já para os professores Augusto Pereira filho e Vera Lucia Antunes, avaliadores externos, os trabalhos que foram enviados são importantes e fundamentais para o desenvolvimento local. “Vamos ter um grande trabalho na avaliação dos trabalhos, o nível apresentado está muito bom”, afirmou o professor Augusto.

Programação

No Campus Arapiraca, a programação é diversificada. Minicursos, seminário, mesas redondas e lançamento de livro agitarão a semana em Arapiraca e nos Polos da Universidade no interior. Entre os minicursos oferecidos estão os de Libras e de História da Formação da Sociedade Brasileira com os professores Nágib José Mendes e Cícero Ferreira de Albuquerque.

Durante o congresso, haverá ainda o II Seminário da Pessoa Idosa, no auditório da Casa Museu. Também haverá Capacitação em Psicologia e Políticas Públicas, a mesarredonda "Pesquisa e Produção científica: apresentação de teses, dissertações e projetos" e o lançamento do livro do Prof. Cícero Albuquerque, “Cana, casa e poder”.

Debatendo a “Excelência Acadêmica com Inclusão Social”, o evento no Campus do interior será encerrado dia 28, com a II Feira Gastronômica, a partir das 16h, promovida pelo curso de Turismo do Polo Penedo, na praça do Convento, no município de Penedo. Na ocasião, serão entregues os certificados de excelência acadêmica aos alunos dos 16 cursos do Campus Arapiraca, no salão do Convento Nossa Senhora dos Anjos, que integra o Centro Histórico do município.

I Congresso Alagoano de Gestão Pública

Paralelo ao Congresso Acadêmico, acontece também o I Congresso Alagoano de Gestão Pública nos dias 27 e 28 de novembro, no Fórum Desembargador Orlando Manso, em Arapiraca. O evento é organizado pelos alunos do curso de Administração do Campus Arapiraca e pelo professor do curso, João Tude.

O congresso vai debater temas como “Gestão Pública e Ética”, com a palestrante e vereadora de Maceió Heloísa Helena; “Gestão Internacional”; “Participação Social nas Políticas Públicas”; “Administração Política no Brasil”; e “Iniciativas de Desenvolvimento Municipal”.

Polo Viçosa

Entre os cursos oferecidos estão o de "Atendimento do Cavalo Carroceiro: Aspectos Clínicos e Sociais", "Formulação de Ração para Ruminantes", "Boas Práticas para a Obtenção do Leite", "Cuidados com Bezerros Neonatos" e "Oftalmologia Veterinária". A programação de palestras e minicursos podem ser conferidas na página do Congresso Acadêmico.

Polo Penedo

Entre os cursos, mesas redondas e palestras oferecidas, estão os de "Biosegurança", "Oceanografia Pesqueira", "O Meio Ambiente numa perspectiva química", relatos de pesquisa de campo e uma conferência com a Universidade de Girona, que terá a presença da professora Silvana Pirillo.