Bienal registrou recorde de visitas e vendas

17/11/2009 11h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h49
104.945 livros foram vendidos

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Centro de Convenções marcou um recorde de visitantes e de vendas. Ao todo, 158.630 pessoas visitaram a Bienal, sendo quase 62 mil só de estudantes das redes municipal, estadual e particular de educação. 285 livros foram lançados. 104.945 livros foram vendidos, totalizando R$3.148.350,00 de vendas.

Além dos estandes de venda, lançamentos e debates, a bienal contou com 52 oficinas, sendo 14 inclusivas.  Ao agradecer todo o apoio recebido por diferentes segmentos da sociedade, Sheila ressaltou o apoio e incentivo da reitora Ana Dayse Dorea. “Contar com o apoio dela é muito bom. É um privilégio trabalhar com uma reitora que acredita e confia no nosso trabalho”, disse.

A reitora disse que era uma satisfação apoiar um evento importante com a Bienal. “Vejo a Bienal com três grandes vertentes: o estímulo à leitura a partir do universo infantil; a inclusão em todos os aspectos, afinal fomos a primeira editora a publicar livros em Braille; e a internacionalização do conhecimento. Obrigada, Sheila, por esse trabalho fantástico”, declarou.

Este ano, dez países participaram do evento, difundido literatura e cultura: México, Peru, Costa Rica, Colômbia, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau; sendo a França o país homenageado, em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Além disso, o maior livro do mundo (O Pequeno Príncipe), um caça-palavra gigante, e a maior palavra cruzada direta do mundo foram atrações que despertaram a curiosidades de crianças e adultos

Estrutura

Com uma área total de 5.537 m², 130 estandes e participação de mais de 300 editoras, dentre universitárias e comerciais, a Bienal teve 20 mil livros expostos e mais de 100 lançamentos, sendo 70 da Edufal.

Durante o mesmo período de Bienal, dez eventos estavam acontecendo no Centro de Convenções, a exemplo do Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias; II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Culturas e Literaturas; e III Encontro de Gestores de Bibliotecas Públicas.

A Assessoria de Comunicação da Ufal, coordenada pela jornalista Márcia Rejane de Alencar, também foi bastante elogiada pela cobertura total do evento e comunicação com a imprensa local e nacional.