Bienal nos três primeiros dias: 30 mil visitantes, oito mil livros vendidos

04/11/2009 08h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h45

texto publicado na Gazeta de Alagoas de terça-feira

Mais de 40 mil alunos de Escolas Públicas e Privadas irão visitar a 4ª Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções

Quase trinta mil pessoas já marcaram presença nos três primeiros dias da 4a Bienal do Livro de Alagoas, que vai até o próximo dia 8, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. De sábado até segunda, mais de 8 mil livros já haviam sido vendidos, o que movimentou quase RS 250 mil.

As visitas de alunos de escolas da capital e do interior devem trazer muita movimentação ao evento. Mais de 40 mil alunos já agendaram visita ao maior evento literário de Alagoas.

"A movimentação tem sido muito boa, tendo em vista que iniciamos o evento em pleno feriadão e muita gente estava viajando", diz Sheila Maluf, coordenadora da Bienal. Segundo ela, o número de pessoas inscritas nas oficinas, seminários e palestras que compõem a programação do evento vem superando as expectativas.

"Segunda pela manhã tínhamos mais de 500 pessoas participando da palestra sobre formação de professores. Tivemos mais de mil pessoas inscritas para o seminários de serviço social que aconteceu terça", diz Sheila.

Ontem pela manhã, a movimentação era grande no Centro de Convenções. O estudante de música Jailson Natividade aproveitou o evento para pesquisar o preço de livros da poetisa portuguesa Florbela Espanca. "Soube que os preços dos livros aqui na Bienal estão bons", disse ele, que pretende desenvolver seu trabalho de mestrado sobre a autora. "Me identifico demais com a biografia e com a poesia dela", disse Natividade.

Em seu dia de folga, o porteiro Mauriston dos Anjos Santos levou a filha Areli, de apenas 3 anos, para passear entre os livros. "Quero que ela aprenda a gostar dos livros", disse ele.

O professor Maurício Belarmino, que também é estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressaltou a importância do evento para o Estado. "Todos têm que prestigiar um evento como a Bienal do Livro. Toda iniciativa no campo da leitura e da literatura deve ser valorizada. Com certeza trarei meus alunos para visitar", afirmou.

Presente ao evento, o Expresso do Saber, a biblioteca itinerante do Instituto Arnon de Mello, é uma das atrações da Bienal. O acervo de livros infantis, assim como as oficinas de fanzine e de historinhas devem atrair milhares de crianças durante os dias de evento.

"Dentro do ônibus também temos a bebeteca, que as crianças adoram, com livros de pano e de plástico para despertar desde cedo o gosto da criança pela leitura" disse Wilma Nóbrega, bibliotecária da Organização Arnon de Mello.