Bienal do Livro também é pesquisa

05/11/2009 10h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação fala sobre presença da pesquisa na Bienal

Roberta Batista - estagiária de Jornalismo

O estande do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi) da Universidade Federal de Alagoas na Bienal tem a parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e visa apresentar para a sociedade alagoana a potencialidade de uso do Portal de Periódicos da Capes. “É preciso reforçar que qualquer pessoa pode ter acesso a todo o conhecimento que guardam estes periódicos de forma gratuita, basta ir ao Sibi, na Biblioteca Central, no Campus. Já os alunos – tanto de iniciação científica, quanto da pós-graduação – têm acesso gratuito ao maior portal do mundo também em casa, esclareceu Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em visita aos estandes da BC/Propep e Ascom.

Com 21 cursos de pós-graduação em atividade e dois cursos strictu sensu recém-aprovados:  Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e o Doutorado de Materiais, ambos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal de Alagoas é a representante da Capes em Alagoas.

“A Ufal recebeu da Capes a responsabilidade de propagar o Portal de Periódicos, que congrega 13 mil periódicos de todo o mundo, feito que nem todas as instituições de países desenvolvidos possuem”, disse Josealdo Tonholo.

A responsabilidade da universidade é disseminar entre os docentes, servidores técnicos e alunos, principalmente da pós-graduação, a melhor forma de utilizar o portal. Neste projeto, o Pró-Multiplicar, estas pessoas aprenderão como fazer uma pesquisa, usar um banco de patentes, produzir e indexar os periódicos

O Pró-Multiplicar é coordenado pela Propep e uma de suas ações ocorreu há duas semanas quando 40 alunos de pós-graduação da Ufal receberam  treinamento no Estado para aperfeiçoar o uso do portal. Antes, somente duas instituições do Nordeste tinham recebido este tipo de programa, agora a Ufal é a terceira referência no Nordeste.