30 mil visitantes; oito mil livros vendidos

04/11/2009 11h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h46

Gazeta de Alagoas - 3/11/2009

Mais de 40 mil alunos de Escolas Públicas e Privadas irão visitar a 4ª Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções. Quase trinta mil pessoas já mar­caram presença nos três primei­ros dias da 4a Bienal do Livro de Alagoas, que vai até o próxi­mo dia 8, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. De sábado até ontem, mais de 8 mil livros já haviam si­do vendidos, o que movimentou quase RS 250 mil.

As visitas de alunos de .esco­las da capital e do interior devem trazer muita movimentação ao evento. Mais de 40 mil alunos já agendaram visita ao maior even­to literário de Alagoas.  "A movimentação tem sido muito boa, tendo em vista que iniciamos o evento em pleno fe-riadão e muita gente estava via­jando", diz Sheila Maluf, coorde­nadora da Bienal. Segundo ela, o número de pessoas inscritas nas oficinas, seminários e palestras que compõem a programação do evento vem superando as expec­tativas.

"Hoje (ontem) pela manhã tí­nhamos mais de 500 pessoas participando da palestra sobre formação de professores. Já te­mos mais de mil pessoas inscri­tas para o seminários de serviço social que acontece amanhã [ho­je]", diz Sheila. Ontem pela ma­nhã, a movimentação era grande no Centro de Convenções. O es­tudante de música Jailson Nati­vidade aproveitou o evento para pesquisar o preço de livros da po­etisa portuguesa Florbela Espan­ca.

"Soube que os preços dos li­vros aqui na Bienal estão bons", disse ele, que pretende desenvol­ver seu trabalho de mestrado so­bre a autora. "Me identifico de­mais com a biografia e com a po­esia dela", disse Natividade.Em seu dia de folga, o por­teiro Mauriston dos Anjos San­tos levou a filha Areli, de apenas 3 anos, para passear entre os li vros. "Quero que ela aprenda a gostar dos livros", disse ele.

O professor Maurício Belarmi-no, que também é estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressal­tou a importância do evento pa­ra o Estado. "Todos têm que pres­tigiar um evento como a Bienal do Livro. Toda iniciativa no cam­po da leitura e da literatura de­ve ser valorizada. Com certeza trarei meus alunos para visitar", afirmou. Presente ao evento, o Expres­so do Saber, a biblioteca itinerante do Instituto Arnon de Mello, é uma das atrações da Bienal. O acervo de livros infantis, assim como as oficinas de fanzine e de historinhas devem atrair milha­res de crianças durante os dias de evento.

"Dentro do ônibus também temos a bebeteca, que as crian­ças adoram, com livros de pano e de plástico para despertar des­de cedo o gosto da criança pela leitura" disse Wilma NóbregaJ, bibliotecária da Organização Arnon de Mello. Ela aproveitou para convocai editores, livreiros e escritores para o 5° Encontro Estadual do Proler, hoje, às 19h. O evento discutirá políticas públicas para leitura no Brasil e terá a participação do diretor do Livro, Leitura e Literatura, do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, além do coordenador do Plano nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques.

Às 15h, na sala batizada com o seu nome, o alagoano José Mar­ques de Melo, um dos principais teóricos da comunicação no Bra­sil, profere palestra sobre géne­ros e formatos jornalísticos. No mesmo horário, na sala Ignácio de Loyola Brandão, as escritoras Cláudia Lins e Simone Cavalcan­te coordenam a oficina "Literatu­ra Infantil: como fazer um audio-livro". A programação começa às 10h e a entrada é gratuita.