Emoção e gratidão marcam despedida de alunos para Portugal

18/09/2009 09h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h30
Acácia de Castro falou em nome dos estudantes

Rose Ferreira - jornalista

Na quinta-feira, 10 de setembro, a emoção tomou conta do hall do prédio da Reitoria. A razão foi a despedida da terceira turma de estudantes a ir para Portugal na seleção do Programa de Bolsas Luso-brasileiras do Grupo Santander.

A festa de despedida, organizada pelas pró-reitorias de Extensão e Estudantil e pela Assessoria Internacional, estava cheia de convidados. Além dos dezesseis estudantes que vão passar seis meses nas universidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Técnica de Lisboa, estiveram presentes familiares, amigos, técnicos e professores que, de uma maneira ou outra, acompanharam o desempenho deles.

Benício Monte, do curso de Geografia, acompanhado do pai e da tia, estava cheio de expectativas. “A minha expectativa maior é para a troca de aprendizado e projetos. Vou poder ver como a geografia é ensinada lá, sem falar na troca cultural, que é um verdadeiro estudo empírico”. Para Bartolomeu Monte, pai de Benício, a saudade e a alegria eram sentimentos que se confundiam naquele momento. “É uma alegria muito grande ver meu filho ser selecionado em um projeto como esse,mas somos muito ligados, sei que a saudade vai ser grande”, disse Bartolomeu, que aproveitou também a oportunidade para elogiar os convênios que a universidade tem feito. “Ações como esta valorizam os cursos e incentivam os alunos até mesmo que ainda estão no ensino médio”, complementou.

Já Rodolfo Carneiro, aluno de Ciências da Computação e representante do Campus Arapiraca, estava ansioso e ciente do que deveria esperar por ele nas terras de além-mar. “Sei que será uma grande responsabilidade para todos nós e sei também que a saudade vai ser grande. Acho que além dos meus pais e amigos, o que mais vou sentir falta é do cuscuz com charque”, destacou o estudante que vai ter que se habituar aos pastéis de Belém.

A festa de despedida teve até música de parabéns. O aniversariante do dia foi Rodrigo Lopes, de Ciências Sociais. “Estou vivendo uma mistura de emoções, viajar no dia do aniversário é muito interessante”. Questionado sobre seus planos em Portugal, teve a resposta na ponta da língua: “Em Coimbra, quero realizar todo o meu plano de estudo, dedicar-me bastante, porque já percebi que lá as disciplinas são mais aprofundadas em termos de pesquisa, o que certamente me enriquecerá bastante.”

Na solenidade, a reitora Ana Dayse Dorea fez questão de agradecer a presença dos familiares, amigos e servidores, salientando que a emoção vivida naquele momento era também compartilhada pela universidade. “Parabéns a todos que estão indo para Portugal. O mérito é todo de vocês. A experiência de vida que vocês terão será insubstituível; vocês vão abrir caminhos para o futuro. Mas não esqueçam que estarão também representando a Ufal lá fora, então zelem pela qualidade”. Vendo tantos pais e mães preocupados, a reitora reiterou seu discurso dizendo: “Agora, vou falar como mãe que também sou: juízo, tenham cuidado.”

A estudante Acácia Castro, de Teatro, falou em nome de todos os estudantes, e deixou uma grande lição de vida. “Quero agradecer a confiança que estão depositando em nós”, disse Acácia, emocionada, relembrando sua trajetória na universidade, quando prestou vestibular aos 58 anos. “Hoje, eu tenho 62 anos e posso afirmar que minhas expectativas foram mais que superadas aqui dentro”, declarou.

Além dos estudantes, a professora Leda Almeida, diretora do Museu Théo Brandão, também embarcou para Portugal. O propósito de sua viagem é receber capacitação na área de gestão e realizar exposições de fotografias regionais. “Vou ficar dois meses fora, entre a Universidade do Porto e a Universidade de Salamanca, na Espanha. Acredito que será uma experiência riquíssima. Quero tirar muitas fotos lá também e fazer uma exposição aqui quando voltar”, ressaltou.

Terminados os discursos, chegou a hora de partir. Os alunos e a professora entraram nos carros rumo ao aeroporto enquanto todos cantavam, juntamente com a banda da (A)quinta Cultural, a conhecida música de Carlos Moura que diz “M de mar, a de amor, c de carinho, sol e mar de Maceió, e de eterno, i de ilusão. Ó, Maceió, você roubou meu coração! Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió...”

Os dezesseis estudantes selecionados são: Acácia Maria Soares de Castro, de Teatro; Adeilto Ferreira de Lima, de Administração; Anna Luíza Vasco Tenório de Lyra, de Relações Públicas; Benício Emanoel Omena Monte, de Geografia (Bacharelado); Daniella Cynthia Almeida Batista, de Direito; Erika Feitosa Soares, de Direito; Felipe Irving Cruz Albuquerque Evangelista, de Medicina; Laurisson Albuquerque da Costa, de Medicina; Michael Ferreira Machado, de Psicologia; Rodolfo Carneiro Cavalcante, de Ciências da Computação (Campus Arapiraca); Rodrigo de Macedo Lopes, de Ciências Sociais (Licenciatura); Sofia Campos Christopoulos, de Arquitetura e Urbanismo; Tainá Soares Bezerra Santos Cavalcante, de Direito; Viviane Martha Santos de Morais, de Ciências Biológicas (Bacharelado); Wagner Silva de Sêna, de Economia; e Wilker Luiz de Melo Barbosa, de Letras. Cada um recebeu uma bolsa, no valor total de 3.300,00 euros, destinada à manutenção durante a estadia fora, bem como ao custeio das passagens de ida e volta, seguro de saúde e despesas consulares.

Sobre o Programa

O Programa é resultado de um convênio firmado entre diversas universidades brasileiras, o Grupo Santander e universidades portuguesas. “O programa faz parte da política de internacionalização do ensino superior, fator que contribui para o desenvolvimento da educação em ambos os países, além de abrir novas oportunidades para a formação profissional dos alunos, uma exigência de um mundo globalizado”, ressalta Niraldo Farias, assessor de Intercâmbio Internacional.

Leia mais sobre os estudantes que estão participando do intercâmbio em Portugal