Aluno do Campus Arapiraca participa de intercâmbio em Portugal

02/09/2009 09h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
Rodolfo Carneiro, aluno que vai representar o Campus Arapiraca no intercâmbio

Diana Monteiro – jornalista

“Realizar um sonho pessoal, o de poder sair do país, conhecer outros povos e aprender com suas culturas e seus modos de vida é uma das minhas expectativas ao participar do intercâmbio em Portugal”, disse Rodolfo Carneiro Cavalcante, aluno do 7º período do curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca, que vai ficar durante seis meses estudando na Universidade de Coimbra.

Rodolfo vai integrar o grupo de dezesseis estudantes da Ufal que viaja no dia 10 de setembro (quinta-feira) para Portugal, dentro do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras do Grupo Santander. Esse é o terceiro ano que a Universidade participa do programa, e pela segunda vez tem entre os estudantes um aluno  do interior participando do intercâmbio. Em 2008, o estudante do curso de Serviço Social, Jalon Nunes, do Polo Palmeira dos Índios, foi selecionado.

Nascido em Arapiraca, mas vivendo no município de Feira Grande, a 18 km da sede Campus do interior, Rodolfo diz que outra expectativa em relação ao intercâmbio é quanto à futura realização profissional, que sem dúvida vai ser enriquecida com o período que passará numa universidade estrangeira. “A experiência em uma universidade de peso e tradição como a Universidade de Coimbra vai enriquecer muito o meu currículo. Além da grande realização acadêmica é uma importante experiência pessoal e espero retribuir contribuindo com o meu curso, repassando essa experiência”, disse Rodolfo.

Rodolfo Carneiro tem 19 anos de idade, concluiu o Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora Rosa Mística, em Arapiraca, e integrou como bolsista o projeto "Auxílio Computadorizado à Identificação e Classificação do Câncer de Pulmão Utilizando Recuperação de Imagens Baseadas em Conteúdo através de Atributos de Textura e Registro de Imagem". O projeto tem a coordenação do professor Marcelo Costa Oliveira e é desenvolvido no Laboratório de Informática Médica e Bioinformática.

Seleção

Rodolfo Carneiro foi selecionado entre 16 estudantes dos cursos de graduação do Campus Arapiraca e Polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Ele ressalta a importância da expansão da Universidade para o interior e elogia os projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento, abrindo caminhos para participação em ações, como a do intercâmbio em Portugal.

“Agradeço a todos professores e colegas pela grande força nessa minha batalha e deixo um recado: aqueles que almejam conseguir uma bolsa de pesquisa ou trabalho e têm vontade de participar de um intercâmbio, procurem sempre manter um bom coeficiente de rendimento e participem de atividades que engrandeçam o currículo”, indica o aluno.

Veja quais são os outros estudantes que integram o grupo de intercâmbio em Portugal